Páginas

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013


Aurora Boreal - Alasca

A aurora polar é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar e a poeira espacial encontrada na via láctea com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre.


Em latitudes do hemisfério norte é conhecida como aurora boreal (nome batizado por Galileu Galilei em 1619, em referência à deusa romana do amanhecer, Aurora, e ao seu filho, Bóreas, representante dos ventos nortes), ou luzes do Norte (nome mais comum entre os escandinavos).

Ocorre normalmente nas épocas de setembro a outubro e de março a abril. Em latitudes do hemisfério sul é conhecida como aurora austral, nome batizado por James Cook, uma referência direta ao fato de estar ao Sul.


Cachoeira Casca d'Anta

A Cachoeira Casca d'Anta é a maior queda do rio São Francisco e se forma quando o Rio da Integração Nacional deixa o seu "berço" na serra da Canastra, em Minas Gerais.


Localizada em São José do Barreiro (MG), distrito que fica a 38 quilômetros de São Roque de Minas, é formada por 186 metros de queda d'água e está emoldurada em uma parede de rocha de cerda de 340 metros de altura.

Cachoeira do Tabuleiro

É uma cachoeira brasileira, situada na serra do Espinhaço, no município de Conceição do Mato Dentro. É mais alta de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil. 


São 273 metros de queda livre formada a partir de um paredão de beleza monumental. Na parte alta da cachoeira existem outras quedas e lagos e, na parte de baixo, existe um grande poço ladeado por imensos blocos de pedra, com 18 metros de profundidade.

A Cachoeira está situada no coração do Parque Estadual Serra do Intendente.

Baía Esmeralda  

O Parque Estadual Baía Esmeralda é um parque da Califórnia que preserva a Baía Esmeralda do Lago Tahoe, um Marco Natural Nacional americano. 


O parque contém a única ilha no Lago Tahoe: a Ilha Fannette. A Baía Esmeralda é um dos locais mais populares e mais fotografados do Lago Tahoe.

Foto: The_tahoe_guy, CC BY

Cachoeira Véu da Noiva

A Cachoeira Véu de Noiva é uma queda-d'água localizada no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, no estado brasileiro do Mato Grosso, a 12 quilômetros do centro da cidade da Chapada dos Guimarães (junto ao centro de visitantes do Ibama).


Foto: Bruno Leonardo Mendes

Cachoeira da fumaça

A cachoeira da Fumaça é como é conhecida uma belíssima cachoeira brasileira localizada entre os municípios de Lençóis e Palmeiras, no estado da Bahia.


A queda d'água está incrustrada na Chapada Diamantina, dentro do conhecido Parque Nacional da Chapada Diamantina e possui 340 metros de altura, sendo a segunda maior do Brasil, menor apenas que a Cachoeira do El Dorado, no Amazonas. 

Recebeu este nome porque pela altura da queda, a água evapora-se, formando um panorama visual como se fosse fumaça. Entretanto, dependendo da estação, pode estar completamente seca.

Rio Owyhee - Região Selvagem

O Rio Owyhee é um afluente do rio Snake localizada no norte de Nevada , sudoeste de Idaho e sudeste do Oregon no Estados Unidos . Possui de 557 km de comprimento.



Cataratas Vitória

As Cataratas Vitória ou Quedas Vitória são uma das mais espectaculares cataratas do mundo. Situam-se no Rio Zambeze, na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabwe. Têm cerca de 1,5 km de largura, e altura máxima de 128 m.


David Livingstone, explorador escocês, foi o primeiro ocidental a vê-las em 17 de Novembro de 1855 e deu-lhes o nome em honra da rainha Vitória; o nome local é Mosi-oa-Tunya, que quer dizer "fumo que troveja".


O Parque Nacional de Mosi-oa-Tunya, em conjunto com o Parque Nacional de Victoria Falls, no Zimbabwe foram inscritos na lista de Património Cultural da Humanidade mantida pela UNESCO, em 1989.


Em 1860, Livingstone voltou à zona das cataratas e fez um estudo detalhado. Também o explorador português Serpa Pinto as visitou, mas até que aquela área ficasse mais acessível, o que ocorreu por volta de 1905 com a construção de uma linha de caminho-de-ferro, poucos ocidentais se aventuraram por lá. Hoje o número de visitantes anual ultrapassa os 300 milhares.

Fonte: Wikipedia
 Murray River

Murray River é um parque nacional no sul da Austrália ( Australia ), 186 km a leste de Adelaide .



Pamukkale

Pamukkale ("castelo de algodão", em turco) é um conjunto de piscinas termais de origem calcária que com o passar dos séculos formaram bacias gigantescas de água que descem em cascata numa colina, situado próximo a Denizli, na Turquia. 


A formação do Pamukkale deve-se aos locais térmicos quentes por baixo do monte que provocam o derrame de carbonato de cálcio, que depois solidifica como mármore travertino. Foi declarado Património Mundial da UNESCO juntamente com Hierápolis em 1988.


Ver mais
Grutas de gelo em Skaftafeli, Islândia



Lago de lava do Monte Nyiragongo, Congo

O Monte Nyiragongo é um vulcão nas Montanhas Virunga, associado com o Grande Vale do Rift. Está localizado na República Democrática do Congo, a 20 km a norte da cidade de Goma e do Lago Kivu, e a 11 km a oeste da fronteira República Democrática do Congo-Ruanda. 


A cratera principal está localizada a 250 m de profundidade, a dois quilômetros da borda do vulcão e às vezes contém lagos de lava. O Nyiragongo e o vulcão próximo Nyamuragira são juntos responsáveis por 40% das erupções vulcânicas históricas da África.

Ver mais

Arco-íris no Ártico

Um arco-íris se reflete nas águas do Árctico geladas do Canadá em Foxe Basin.



Rio Merced (congelado)

O rio Merced (em inglês: Merced River) é um rio situado na metade sul do Parque Nacional de Yosemite, Califórnia, Estados Unidos, que flui para o Vale de Yosemite.



Parque Nacional de Serengeti

O Parque Nacional de Serengeti (ou Serengueti) é um parque nacional de grandes dimensões (cerca de 40000km²) na ecorregião de Serengeti, no norte da Tanzânia e sudoeste do Quênia, na África Oriental, famoso pelas migrações anuais de gnus, zebras e gazelas que acontecem de maio a junho.


No Parque vivem mais de 35 espécies de grandes mamíferos como leões, hipopótamos, elefantes, leopardos, rinocerontes, girafas, antílopes e búfalos. O parque também possui hienas, chitas, macacos, além de mais de 500 espécies de pássaros.

Grupos de Girafas no Parque

Serengeti, na linguagem da tribo dos masai, significa "imensas planícies". Essa tribo vive nas dependências do parque e adjacências e parte do Quênia.

Fonte: Wikipedia

Vulcão Tavurvur

O Tavurvur é um *estratovulcão localizado próximo à cidade de Rabaul, na ilha de Nova Bretanha, Papua-Nova Guiné.


O vulcão é mais conhecido por suas erupções devastadoras sobre Rabaul, e entrou em erupção recentemente, em janeiro de 2009.


*Estratovulcão é um vulcão em forma de cone, formado pelo magma extravasado. Quando nasce um vulcão ele não tem esse formato, com suas erupções ele ganha formato.

Ver mais

Kalahari

O Kalahari, Calaari ou Calaári é um deserto localizado no Sul da África, com cerca de 900.000 km² distribuídos por Botswana, Namíbia e África do Sul.

Derivada da palavra Kgalagadi, significa “a grande sede”. A formação do deserto é devida, principalmente, a corrente marítima fria de Benguela, que atua na costa sudoeste da África, condensando o vapor de água que vai em direção ao continente, fazendo com que as massas de ar cheguem mais secas ao mesmo. 


O Kalahari possui vasta área coberta por areia avermelhada sem afloramento de água em caráter permanente. Porém Kalahari não é um deserto verdadeiro. Partes dele recebem mais de 250 mm de chuva mal distribuída anualmente e possuem bastante vegetação. 

É realmente árido somente no sudoeste (menos de 175 mm de chuva ao ano), fazendo do Kalahari um deserto de fósseis. As temperaturas no verão do Kalahari vão de 20 a 40°C. No inverno, o Kalahari tem um clima seco e frio com geada à noite. 


As baixas temperaturas do inverno podem ficar abaixo de 0°C. O clima no verão em algumas regiões do Kalahari pode alcançar 50°C (por isso algumas tribos bosquimanas se recolhem nos momentos mais quentes do dia). 

A formação do Deserto de Kalahari se deu pela corrente marítima fria de Benguela, que atua na costa sudoeste da África, condensando o vapor de água que segue em direção ao continente o que faz com que as massas de ar cheguem mais secas ao mesmo, e consequentemente formando o deserto.


A flora do Kalahari apresenta árvores dispersas, como palmeiras e baobás, formações arbustivas, matagais xerófitos e herbáceos próprias da savana. 

A fauna é constituída principalmente por suricatas e hienas. Embora pouco desenvolvida em toda a extensão do território, a flora é mais densa no norte. 

Além da vasta área coberta por areia avermelhada sem afloramento de água em caráter permanente.

Minerais do Kalahari

Há grandes reservas de carvão mineral, cobre, níquel e urânio na região.

Fonte: Wikipedia

Quedas Havasu (Havasu Falls)

Havasu Falls é uma cachoeira localizada no Arizona, numa Reserva Indígena de Havasupai, em um desdobramento da garganta remota do Grand Canyon. 


A sua cor deve-se ao elevado nível de carbonato de cálcio na água. A cor foi batizado pelo povo como "Havasupa i", que significa "povo da água azul-esverdeada."
Mesa Arch

Mesa Arch - Parque Nacional de Canyonlands, Utah


























Cachoeira - Sant Miquel del Fai

Cachoeira - Sant Miquel del Fai - Província de Barcelona, Espanha.



Horsetail Fall

Queda Cavalinha, localizado no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, é uma cachoeira sazonal, que flui no inverno e início da primavera. A queda ocorre no lado leste de El Capitan. 


Há alguns dias, a cada fevereiro, onde esta queda é iluminada pelo sol poente e reflete um Laranja brilhante.

Ver mais

Lago Moraine

O lago Moraine fica no Parque Nacional de Banff, no Canadá e é Patrimônio da Humanidade, listado pela Unesco em 1985.


Situado nas montanhas Rochosas, na província de Alberta, Canadá, o lago Moraine possui apenas 0,5 km² de área. 

Como a paisagem envolvente é de grande beleza cénica, e as suas águas oscilam entre várias cores verde e azuis, é visitado por cerca de 4,5 milhões de pessoas anualmente, nas quatro estações do ano. 

No verão, a luz do dia se estende até às 23 horas. É alimentado por um glaciar. Existe uma pequena área demarcada, onde turistas e curiosos podem entrar no lago e ver a paisagem.

Fonte: Wikipedia
Cordilheira do Himalaia


A Cordilheira do Himalaia está na borda sul do planalto Qinghai-Tibete e se estende por 2.500 quilômetros de leste a oeste, com largura entre 200 a 300 quilômetros de norte a sul. 




O chamado Himalaia Maior possui 40 picos com altitude superior a 7.000 metros. 

O Pico Qomolangma, mais popularmente conhecido por Monte Everest, na fronteira entre a China e o Nepal, se eleva a 8.844,43 metros acima do nível do mar. 

A majestosa pirâmide é o ponto mais alto do mundo.

Ver mais

Reserva Natural Integral do Tsingy de Bemaraha

A Reserva Natural Integral do Tsingy de Bemaraha fica na costa Oeste de Madagáscar e é próximo às cidades de Morondava e Antsalova. Por causa da sua geografia única, florestas de mangal preservadas, lémures e pássaros selvagens foi declarada Património Mundial da UNESCO em 1990.


Os Tsingy são um planalto de calcário de 1500 km2 que milhares de anos de erosão pela água e pelo vento esculpiram e transformaram numa densa floresta de aguçadíssimos picos calcários, que chegam até 100 metros de altura.Reserva Natural Integral do Tsingy de Bemaraha.

Fonte: Wikipedia

Rio Alatna

O Rio Alatna é um rio federal designado selvagem e cénico parcialmente contido dentro dos limites das "Portas do Parque Nacional do Ártico" , no Alasca (é um Parque Nacional EUA no Alasca). Ele é chamado de um dos rios mais bonitos do Estados Unidos .


Fonte: en.Wikipedia

Lago Crater

O Lago Crater fica no sudoeste do estado norte-americano do Oregon, próximo de Klamath Falls. Com quase 600 m de profundidade, este lago situa-se na caldeira de um vulcão já extinto. 


Seu nome tem origem numa pequena cratera situada numa ilha deste lago, a ilha Wizard. Desde 1902 este lago faz parte do Parque Nacional do Lago Crater, uma atracção turística dos Estados Unidos da América.

Suas águas estão entre as mais límpidas dos Estados Unidos. Tem aproximadamente 8 por 9,6 quilômetros de largura, e uma profundidade média de 350 m e máxima de 597 m, o que o converte no lago mais profundo dos Estados Unidos e o segundo mais profundo da América do Norte (o mais profundo é o Grande Lago do Escravo, no Canadá) e o sétimo do mundo (o Lago Baikal, na Rússia, é o primeiro).

Fonte: Wikipedia
Parque Florestal Nacional Zhangjiajie


O Zhangjiajie é o primeiro parque florestal nacional da China. 98% da área de 4.810 metros quadrados é coberta por florestas nativas. A reserva natural composta por água, montanhas e picos rochosos é rica em fauna e flora. 




São 93 famílias de plantas lenhosas divididas em 517 variedades, 720 tipos de plantas ornamentais, 13 famílias de aves divididas em 41 variedades e 28 espécies de animais, razão pela qual o lugar carrega os títulos de "Jardim Botânico Natural" e "Reino dos Animais".

Cataratas Huangguoshu

As Cataratas Huangguoshu, as maiores da China, estão num trecho do Rio Baishui, 45 quilômetros a sudoeste de Anshun, na província de Guizhou. 


As imensa queda d’água tem 77,8 metros de altura no total e 101 metros de largura, e dela resulta 18 cachoeiras de diferentes tamanhos e estilos. 

As Cataratas de Huangguoshu são mundialmente famosas por sua magnificência e densidade de água e por serem as únicas vistas de todos os ângulos.

Cataratas do Iguaçu

A área das Cataratas do Iguaçu (em espanhol: Cataratas del Iguazú) é um conjunto de cerca de 275 quedas de água no Rio Iguaçu (na Bacia hidrográfica do rio Paraná), localizada entre o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná, no Brasil 20%, e o Parque Nacional Iguazú em Misiones, na Argentina 80%, fronteira entre os dois países. A área total de ambos os parques nacionais, correspondem a 250 mil hectares de floresta subtropical e é considerada Patrimônio Natural da Humanidade.


As Cataratas do Iguaçu participaram da campanha mundial de escolha das Sete Novas Maravilhas da Natureza, organizada pela Fundação New 7 Wonders. As cataratas ficaram entre as 28 finalistas da campanha, que durou até o fim do ano 2011 quando foi atingido o número de 1 bilhão de votos


Lenda

Uma linda lenda tupi-guarani explica o surgimento das Cataratas do Iguaçu. "Há muitos anos atrás, o Rio Iguaçu corria livre, sem corredeiras e nem cataratas. Em suas margens habitavam índios caingangues, que acreditavam que o grande pajé M’Boy era o deus-serpente, filho de Tupã. Ignobi, cacique da tribo, tinha uma filha chamada de Naipí, que iria ser consagrada ao culto do deus M’Boy, divindade com a forma de grande serpente.

Tarobá, jovem guerreiro da tribo se enamora de Naipi e no dia da consagração da jovem, fogem para o rio que os chama: - "Tarobá, Naipí, vem comigo!" Ambos desceram o rio numa canoa.

M’Boy, furioso com os fugitivos, na forma de uma grande serpente, penetrou na terra e retorceu-se, provocou desmoronamentos que foram caindo sobre o rio, formando os abismos das cataratas. Envolvidos pelas águas, caíram de grande altura. 

Tarobá transformou-se numa palmeira à beira do abismo, e Naipí, em uma pedra junto da grande cachoeira, constantemente açoitada pela força das águas. Vigiados por M’Boy, o deus-serpente, permanecem ali, Tarobá condenado a contemplar eternamente sua amada sem poder tocá-la.


Fonte: Wikipedia