Páginas

terça-feira, 21 de janeiro de 2014


Rosella Ocidental
 ( Platycercus icterotis )

O Rosella Ocidental ( Platycercus icterotis ) conhecido como periquito de bochechas amarela, é a menor espécie de Rosella e é encontrada no Sudoeste da Austrália, em florestas de eucalipto e áreas arborizadas . O Rosella Ocidental mede entre 25-30 cm.


Foto: john.dart: http://flic.kr/p/8kacv2

Ganso-bravo
 (Anser anser)

O ganso-bravo ou ganso-comum-ocidental (Anser anser) é uma ave da família Anatidae caracterizada pelo aspeto de ganso de granja, com bico laranja, plumagem cinza pardo e patas rosas. 


A voz é muito forte. Põe 4 a 6 ovos em uma ninhada, de maio a junho. Se alimenta arrancando ervas e brotos do solo; às vezes, escava procurando raízes. 

Está presente em quase toda a Europa, em zonas húmidas, por vezes pantanosas. Em muitos casos, os indivíduos introduzidos se naturalizam e se fazem residentes, perdendo seu caráter selvagem.

Foto: José Antonio Lama Miñana:http://flic.kr/p/aTDFEK

Ferreirinho-relógio
 (Todirostrum cinereum)

Recebe este nome vulgar devido ao seu canto que lembra o ato de dar corda em um relógio. É também conhecido como relógio, sebinho-de-dorso-cinza, sebinho-relógio e sibiti.


A distribuição da espécie Todirostrum cinereum ocorre do México à Bolívia, ao Brasil e às Guianas.

Foto: Marek Stefunko: http://flic.kr/p/bq3MN9
Parotia Ocidental 
( Parotia sefilata )

O Parotia Ocidental , é uma ave do paraíso de tamanho médio, cerca de 33 cm de comprimento, com uma cauda de comprimento médio.


Endêmicas da Indonésia , a Parotia ocidental é encontrada somente nas florestas da montanha de Vogelkop e a Península Wandammen de Nova Guiné Ocidental . 

Foto: Marek Stefunko: http://flic.kr/p/as5xBh

Grou comum 
(Grus grus)

O grou comum (Grus grus) é uma ave cujo habitat é o norte da Europa e a porção ocidental da Ásia. É uma ave migratória que percorre grandes distâncias (passa o inverno na África e no sul da Europa. Os bandos em migração voam numa formação em V.


Emitem um som como o de uma corneta, como alarme e em vôo. Durante a corte exibem uma espécie de dança, mantendo as asas erguidas. Alimentam-se de insetos, sementes, ervas, lagartos e anfíbios.
É o pássaro-símbolo da Armênia.

Foto: Philippe BOISSEL: http://flic.kr/p/5yDEYm

Cegonha-de-Abdim
 ( Ciconia abdimii )

São aves migratórias que voam para norte aproveitando as chuvas de Primavera. Voam sempre em grupo com o minímo de 10 cegonhas e por vezes chegando aos milhares. Têm uma esperança média de vida de 20 anos.


























Foto: Ian White: http://flic.kr/p/bCcAnD

A Cegonha-de-Abdim é uma ave de porte médio com cerca de 80 centímetros e com peso de aproximadamente 1.3 quilos. 


Estas aves vivem no leste do continente africano desda a Etiópia à África do Sul. Encontram-se em pastos, bosques, savanas ou campos abertos e normalmente perto da água.


Beija-flor-púrpura 
( Cinnyris asiaticus ) 

A espécie é amplamente distribuída a partir do Oeste da Ásia através do subcontinente indiano e no sudeste da Ásia . Eles são encontrados principalmente nas planícies, mas indo até 2400 m no sul da Índia e até 1700 m nos Himalaias.


Possuem menos de 10 cm de comprimento.


Foto: University of Experience: http://flic.kr/p/71K8TX

Tiê-do-mato-grosso
 (Habia rubica)

O tiê-do-mato-grosso é conhecido também como tangará (Pará), tchá-tchá-tchá e tiê-da-mata.


Mede cerca de 19,5 cm de comprimento e pesa 40 g. 

Vive freqüentemente junto a bandos de outros pássaros que se alimentam de insetos, alimentando-se ainda de pequenas aranhas e frutos e sementes.

Presente, no Brasil, em três regiões separadas. Encontrado também do México ao Panamá e na Colômbia, Venezuela, Equador, Peru, Bolívia, Argentina e Paraguai.
Maria-preta-de-garganta-vermelha
 (Knipolegus nigerrimus)

A maria-preta-de-garganta-vermelha é uma espécie de ave endêmica do Brasil.


Alimenta-se de frutas e insetos. Captura insetos entre arbustos, em voos curtos próximos ao solo.

Ocorre em Alagoas, na Bahia (Raso da Catarina), no Ceará, Tocantins, Goiás, no Paraná e no Rio Grande do Sul, assim como no Sudeste brasileiro.

Foto: marco aurélio martins: http://flic.kr/p/4Ys82J

Melro-de-peito-branco 
(Turdus torquatus)

O melro-de-peito-branco (Turdus torquatus) é uma ave pertencente à família Turdidae. 


O macho é parecido com o melro-preto, distinguindo-se pelo enorme crescente branco no peito e pelas asas ligeiramente esbranquiçadas. A fêmea é semelhante mas é menos contrastada.

Esta espécie nidifica nas montanhas do centro e do norte da Europa e inverna principalmente no norte de África (Magrebe). Em Portugal ocorre como migrador de passagem.


Foto: Andreas Trepte: http://www.photo-natur.de/

Cortiçol-de-face-negra
 ( Pterocles decoratus )

Cortiçol-de-face-negra ( Pterocles decoratus ) é uma espécie de ave da família Pteroclididae.


Pode ser encontrada nos seguintes países: Etiópia, Quénia, Somália, Tanzânia e Uganda.

Foto: Terathopius: http://flic.kr/p/dWKR9U

Errante-das-Planícies
 ( Pedionomus torquatus )

Errante-das-Planícies ( Pedionomus torquatus ) é da família Pedionomidae, família de aves pertencente à ordem Charadriiformes. O grupo tem apenas um género Pedionamus e uma espécie P. torquatus, endémica da Austrália. Na taxonomia de Sibley-Ahlquist, a família pertence à ordem Ciconiiformes.


Essa ave é, oficialmente, uma espécie ameaçada de extinção, devido à devastação de terras nativas para cultivo.

Foto: Martin Havlicek: http://flic.kr/p/dps11c

Canário-da-terra-verdadeiro
 (Sicalis flaveola) 

O canário-da-terra-verdadeiro, conhecido também como canário-da-horta, canário-da-telha (Santa Catarina), canário-do-campo, chapinha (Minas Gerais), canário-do-chão (Bahia), coroinha, canário-da-terra e cabeça-de-fogo, é uma ave admirada pelo canto forte e estalado e por isso é frequentemente aprisionada como ave de cativeiro (está entre as 10 mais apreendidas, segundo o IBAMA) mesmo tal ato sendo considerado crime federal inafiançável pela Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98). 


Tamanho aproximado: 13,5 centímetros. Peso médio: 20 gramas.

Faz ninhos cobertos, na forma de uma cestinha, em lugares que variam desde uma caveira de boi até bambus perfurados. Freqüentemente utiliza ninhos abandonados de outros pássaros, sobretudo do joão-de-barro. 

Vive em campos secos, campos de cultura e caatinga, bordas de matas, áreas de cerrado, campos naturais, pastagens abandonadas, plantações e jardins gramados, sendo mais numeroso em regiões áridas.

Está presente do Maranhão ao sul até o Rio Grande do Sul e a oeste até o Mato Grosso, bem como nas ilhas do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. Encontrado localmente também nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina.



Morcego-pequeno-de-orelhas-compridas
 (Nyctophilus geoffroyi)

O Morcego-pequeno-de-orelhas-compridas (Nyctophilus geoffroyi) é apenas encontrado na Austrália.


Foto: Bruce Thomson: http://flic.kr/p/6T2mE1

Sovela-vermelha 
( Galbalcyrhynchus purusianus ) 

O Sovela-vermelha ( Galbalcyrhynchus purusianus ) ou Castanha Jacamar é uma espécie de pássaro na Galbulidae família.


Pode ser encontrada em Bolívia , Brasil e Peru . As suas naturais habitats são tropicais ou subtropicais pântanos e florestas secundárias altamente degradadas.

Foto: joel rosenthal: http://flic.kr/p/5kBP5Q

Chocão-carijó 
(Hypoedaleus guttatus)

O chocão-carijó (Hypoedaleus guttatus) é uma espécie de ave da família Thamnophilidae. É a única espécie do género Hypoedaleus.


Pode ser encontrada nos seguintes países: Argentina, Brasil e Paraguai.

Seus habitats naturais são florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude.

Foto: Dario Sanches: http://flic.kr/p/8a96cF
Formigueiro-do-Bambu
 (lophotes Percnostola)

O formigueiro-do-bambu (Percnostola lophotes) é uma espécie de ave da família Thamnophilidae.


Pode ser encontrada nos seguintes países: Bolívia, Brasil e Peru.

Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude e florestas secundárias altamente degradadas.


Foto: joel rosenthal: http://flic.kr/p/5kpiKM

Cortiçol-de-duas-golas
 (Pterocles bicinctus) 

O cortiçol-de-duas-golas (Pterocles bicinctus) é uma espécie de ave da família Pteroclididae.


Pode ser encontrada nos seguintes países: Angola, Botswana, Malawi, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Zâmbia e Zimbabwe.


Cuco 
(Phaenicophaeus curvirostris)

Phaenicophaeus curvirostris é uma espécie de Cuco da família Cuculidae.
Pode ser encontrada nos seguintes países: Brunei, Indonésia, Malásia, Myanmar, Filipinas e Tailândia.


Mede entre 42-49 cm. Ele come pequenos vertebrados, como lagartos, sapos e filhotes de pássaros, e insetos, incluindo lagartas, gafanhotos, cigarras, insetos pau , mantises, baratas, besouros e insetos, bem como aranhas e pequenos caranguejos.

Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude e florestas de mangal tropicais ou subtropicais.


Foto: neon2rosell: http://flic.kr/p/5LFAHJ
Morcego 
(Chalinolobus gouldii)

Chalinolobus gouldii é uma espécie de morcego da família Vespertilionidae endêmica da Austrália. Foi nomeada em homenagem ao naturalista inglês John Gould.


Foto: Michael Pennay: http://flic.kr/p/6i8Q4N

Maitaca-de-cabeça-azul 
(Pionus menstruus)

Maitaca-de-cabeça-azul (Pionus menstruus) é também conhecida também como curica, curica-roxa e maitaca-de-barriga-azulada.


Possuem 27 cm de comprimento e pesa 245 g. É principalmente verde, com a cabeça azul, incluso o pescoço e peito. A face inferior da cauda é vermelha.

Comum na copa de florestas úmidas, capoeiras e clareiras com árvores isoladas, até 1.500 m. Vive solitária, aos pares ou em bandos grandes de até 100 indivíduos.

Distribuição Geográfica

Ao leste do Andes, chega ao Peru, parte do Brasil até o norte de Bolívia. No Brasil vive principalmente na bacia do rio Amazonas, incluindo o sudeste do rio Araguaia.

Foto: Ramiro ramirez: http://flic.kr/p/dVDGap
Cuco-esmeraldino 
(Chrysococcyx cupreus) Fêmea

O Cuco-esmeraldino ou ossobô (em São Tomé e Príncipe), Chrysococcyx cupreus, é uma espécie de cucos da família Cuculidae.


Pode ser encontrada nos seguintes países: África do Sul, Angola, Botswana, Burundi, Camarões, Costa do Marfim, Eritreia, Etiópia, Gabão, Gambia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Libéria, Malawi, Mali, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Quénia, República Centro-Africana, República do Congo, República Democrática do Congo, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Senegal, Serra Leoa, Sudão, Suazilândia, Tanzânia, Togo, Uganda, Zâmbia e Zimbabwe.

Foto: Claire: http://flic.kr/p/b8p2st

Perdiz-faisão-de-papo-pard
(Tetraophasis szechenyii) 

A Perdiz-faisão-de-papo-pardo (Tetraophasis szechenyii) é uma espécie de ave da família Phasianidae.


Pode ser encontrada nos seguintes países: China e Índia.

O seu habitat natural é: florestas boreais.

Melro-de-colarinho-branco 
( Turdus albocinctus )

O Melro-de-colarinho-branco é é uma ave pertencente à família Turdidae. É encontrado no subcontinente indiano, variando através de Bangladesh, Butão, Índia, Mianmar, Nepal e Paquistão. 


Os seus habitats naturais são: florestas montanhosas úmidas tropicais ou subtropicais e matagal tropical ou subtropical de alta altitude.

Tordo-ruivo 
(Turdus iliacus)

O Tordo-ruivo (Turdus iliacus) é um pouco mais pequeno que o melro-preto.


O Tordo-ruivo nidifica na Europa e na Ásia a norte do paralelo 55 ºN e inverna no sul da Europa e nas ilhas britânicas. 

Alimenta-se de frutos e bagas.

Foto: PANDOOZY PHOTOS: http://flic.kr/p/a7533b

Cortiçol-de-barriga-preta 
(Pterocles orientalis)

O cortiçol-de-barriga-preta (Pterocles orientalis) é uma ave da família Pteroclididae. É ligeiramente maior que o cortiçol-de-barriga-branca, distinguindo-se deste pelo ventre preto.


Frequenta zonas áridas, semidesérticas. Em Portugal é actualmente uma espécie rara e ameaçada, que apenas sobrevive em certas regiões remotas do interior.

Foto: biofotocanarias: http://flic.kr/p/9UyRJV

Sanã-imaculada
 ( Porzana tabuensis )

Sanã-imaculada ( Porzana tabuensis ) é uma espécie de ave da família Rallidae.
Pode ser encontrada nos seguintes países: Samoa Americana, Austrália, as Ilhas Cook, Fiji, Polinésia Francesa, Indonésia, Micronésia, Nova Zelândia, Niue, Papua-Nova Guiné, as Filipinas, Pitcairn, Samoa, Ilhas Salomão e Tonga.


Foto: Andrew Rock: http://flic.kr/p/hodL4J

Pica-peixe-de-barrete-castanho
 (Halcyon albiventris)

O Pica-peixe-de-barrete-castanho (Halcyon albiventris) é uma espécie de ave da família Alcedinidae.


Pode ser encontrada nos seguintes países: Angola, Botswana, República do Congo, República Democrática do Congo, Gabão, Quénia, Malawi, Moçambique, Namíbia, Somália, África do Sul, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

Pomba-de-fruta-barriga-laranja
 ( Ptilinopus pulchellus )

Pomba-de-fruta-barriga-laranja ( Ptilinopus pulchellus ) é distribuído em florestas tropicais da Nova Guiné e as ilhas de Batanta , Waigeo , Salawati e Misool em Papua Ocidental , Indonésia . A fêmea põe um único ovo branco.


Sua dieta consiste principalmente de várias frutas de árvores, palmeiras e cipós . Medem cerca de 19 cm. 

Foto: Merintia: http://flic.kr/p/de72Ex