Rato-canguru
O rato-canguru é um dos poucos animais no mundo que não precisam tomar água. O roedor habita regiões desérticas dos Estados Unidos, principalmente no Arizona. Além de não tomar água, ele ingere exclusivamente sementes secas.
O que muitos perguntam é como ele consegue manter-se vivo. A resposta é simples. Apesar de não beber água como nós, ele consegue quantidades mínimas de água em seu alimento. Até as sementes secas possuem uma quantidade de água. Está quantidade é o suficiente para que ele viva, já que sua transpiração é nula e seus rins produzem uma urina muito concentrada e seca, assim como as fezes.
Costuma tomar um banho de areia. Algumas espécies do Arizona realizam esta atividade para evitar que sua pele torne-se oleosa.
Outra característica curiosa destes pequenos ratos é que algumas espécies se aproximam das fêmeas apenas em período de acasalamento. O motivo é que o animal não é dos mais dóceis com seu parceiro. Ele ainda tem pernas semelhantes às de um canguru para poder se deslocar melhor e mais rapidamente na areia do deserto, por isto o nome característico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário