Galo-da-serra
(Rupicola rupicola)
O galo-da-serra é uma ave passeriforme da família Cotingidae. É umas das aves mais belas do continente americano. Conhecido também como Galo-da-serra-do-pará e Galo-da-rocha
Rupicola é um termo ecológico utilizado para organismos que vivem ou, qualquer outra coisa (pinturas “rupestres”), associadas à rochas, paredões ou afloramentos rochosos.
Características
Mede 28 cm. de comprimento. O macho é de cor laranja; a fêmea marrom-escura, parecendo preta à distância.
Alimentação
É frugívoro, mas também caça insetos, lagartixas e rãs.
Reprodução
Permanece próximo a maciços rochosos, onde os machos se reúnem para exibir-se individualmente para as fêmeas (cada qual em um “palco” isolado). Faz ninho de barro e gravetos em forma de taça, em terreno rochoso ou cortado pela erosão, em ambiente bem úmido e sombreado na mata primária. Põe 2 ovos manchados, que são chocados apenas pela fêmea durante 27 a 28 dias. Seu período de reprodução vai de março a julho.
Hábitos
Vive solitário, buscando alimento na floresta, sendo de difícil visualização. Varia de incomum a localmente comum nos estratos inferior e médio das florestas úmidas localizadas em escarpas, principalmente nas proximidades de córregos sombreados.
Distribuição Geográfica
Presente localmente nas serras fronteiriças do norte do Brasil, desde o Amapá até a região do alto Rio Negro e nas proximidades de Balbina, distante cerca de 100 km ao norte de Manaus. Encontrado também nas Guianas, Venezuela e Colômbia.
Fonte: Wikiaves
Nenhum comentário:
Postar um comentário