domingo, 28 de outubro de 2012


UROPLATUS PHANTASTICUS 


A Uroplatus phantasticus mais conhecida como lagartixa satânica cauda de folha é uma espécie de lagartixa que é encontrado apenas na África,na ilha de Madagascar.




Ela mede de 7,5 a 10 centímetro,e pode se camuflar facilmente nas áreas de vegetção,pois é capaz de tranformar sua cor de marrom claro ou cinza a amarelo,verde ou rosa dependendo do momento e do ambiente que est
iver.




Possui cauda em formato de folha e pequenos "chifres" e olhos geralmente avermelgados,por isso é comumente chamada de "lagartixa satânica cauda de folha".Sua língua é comprida e extremamente móvel e as patas têm grande capacidade de aderência.




É um animal de hábito noturno, sendo inativo durante o dia. Sua dieta é composta por insetos, tendo como preferência mariposas e grilos. A aderência nas patas permite que a lagartixa locomova-se de forma variável. A língua é muito utilizada por eles para limpar seus olhos, tendo em vista a falta de pálpebras. Quando de dia, se incomodadas, emitem um assobio alto e erguem a cauda, mantendo-a ereta.




As fêmeas são ovíparas e depositam cerca de dois ovos de formato esférico que ficam cobertos por folhas secas por pouco mais de dois meses, depois eclodem. Os filhotes são conhecidos por pesarem menos de um grama e terem comprimento menor do que uma moeda americana de dez centavos.



Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário