domingo, 17 de fevereiro de 2013


Boi-almiscarado 
(Ovibos moschatus)

O boi-almiscarado (Ovibos moschatus) é um bovídeo caprino que pode alcançar até 2,3 metros de comprimento e 1,5 de altura nos ombros, assim como pesar até 400 kg.


O seu nome provém do cheiro característico dos machos a almíscar. Ao contrário do cervo almiscarado, estes animais não possuem nenhuma glândula que produza esta substância.

Durante o verão, eles vivem em áreas molhadas, tais como os vales de rios, movendo-se para uns pontos mais elevadas no inverno para evitar a neve profunda. Alimentam-se de gramíneas, juncos e plantas da família Cyperaceae, e outras. Escavam através da neve no inverno para alcançar seu alimento.

Bois-almiscarados são sociais e vivem em rebanhos, geralmente ao redor de 10 a 20 animais, mas às vezes podem ter 400. 

O Boi-almiscarado é nativo das regiões árticas do Canadá, de Gronelândia, e do Alaska. A população do Alaska foi expulsa no século XIX e no início do século XX, mas foram novamente reintroduzidos. 

A espécie também foi reintroduzida da Ilha Banks ao norte da Europa, incluindo Suécia, região de Dovre na Noruega, Rússia e Ilha Ellesmere no Canadá oriental, província de Quebec. Ele estava perto da extinção, mas recuperou após ser protegido da caça. 

A população do mundo (até à data de 1999) é estimada entre em 65.000 e 85.000 espécimes, com dois terços vivendo na Ilha Banks, e está aumentando, especialmente nas áreas onde o animal foi introduzido no século XX.

Fonte: Wikipedia  

Nenhum comentário:

Postar um comentário