domingo, 17 de fevereiro de 2013

Íbex-ibérico ou cabra-montês 
(Capra pyrenaica)

A Capra pyrenaica (nomes comuns: íbex-ibérico ou cabra-montês) é uma das espécies de bovídeos (Bovidae) do género Capra que no passado se encontrava no sul de França, Andorra, Espanha e Portugal, e atualmente encontra-se principalmente nas áreas montanhosas de Espanha e do norte de Portugal.


O íbex-ibérico está ativo tanto de dia como de noite, mas as horas de maior atividade são a manhã e o final da tarde, perto do crepúsculo. No inverno são ativos durante as horas centrais do dia, que é quando faz mais calor.

São animais sociáveis, mas mudam frequentemente de manada. Esta pode ser constituída por machos adultos, fêmeas com as suas crias ou adolescentes de ambos os sexos (neste último caso só durante o verão). 

Os machos e as fêmeas adultas reúnem-se na época de cio, nos meses de novembro e dezembro, durante os quais ocorrem violentos combates entre os machos, que marram com nas cabeças uns dos outros.

Vivem tanto em bosques como em extensões herbáceas, em zonas montanhosas entre os 500 e 2 500 metros de altitude. A dieta é predominantemente herbácea, embora no inverno se torne mais arbustiva. Se necessário, escavam a neve para chegar à vegetação.

Fonte: Wikipedia  / Foto: Dani (Atrus)


Nenhum comentário:

Postar um comentário