domingo, 17 de fevereiro de 2013


Camaleão-pantera 
( Furcifer pardalis )

O camaleão pantera ( Furcifer pardalis ) é uma espécie de camaleão encontrado nas partes leste e norte de Madagascar em uma floresta tropical bioma . Além disso, foi introduzida a Reunião e Ilhas Maurício .


Camaleões pantera macho pode crescer até 20 centímetros de comprimento, com uma duração típica de cerca de 17 em (45 cm). As fêmeas são menores, cerca de metade do tamanho. Em uma forma de dimorfismo sexual , os machos são mais cores vibrantes do que as fêmeas. 

Coloração varia com a localização e os padrões de cores diferentes de camaleões pantera são comumente referidos como "locais", que são nomeados após a localização geográfica em que eles são encontrados. Camaleões pantera das áreas de Nosy Be , Ankify , e Ambanja normalmente são de um azul vibrante, enquanto os de Antsiranana e Sambava são vermelho, verde ou laranja. 


As áreas de Maroantsetra e Tamatave produzir espécimes principalmente vermelhos. Numerosas outras fases da cor e padrões ocorrem entre e dentro das regiões. As fêmeas geralmente permanecem tan e marrom com toques de rosa, pêssego, ou laranja, não importa onde eles são encontrados, mas há pequenas diferenças nos padrões e cores entre as fases de cores diferentes. 

É um equívoco comum que os camaleões de qualquer tipo podem mudar de cor para combinar com qualquer cor de seus ambientes. Todos os camaleões têm uma gama de cor natural com que nascem, e é ditada por sua espécie. Mudança de cor é, para a maioria a parte subconsciente. Ele é afetado pela temperatura, luz, humor e. Se, por exemplo, a cor roxa não é dentro da gama de cores para que sua espécie em particular pode mudar, então eles nunca vão ficar roxo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário