domingo, 17 de fevereiro de 2013


Tiê-bicudo 
(Conothraupis mesoleuca)

O tiê-bicudo é uma ave passeriforme considerada criticamente ameaçada de extinção pela IUCN e tradicionalmente incluída na família Thraupidae.


O tiê-bicudo (Conothraupis mesoleuca) Mede 14,5 cm, é negro com um ligeiro brilho esverdeado, com o peito, a barriga e a face inferior das asas brancos. O bico e os pés são pretos.

O tiê-bicudo já foi observado alimentando-se de sementes de bambus nativos e capins nativos e exóticos, além de insetos (Candia-Gallardo et al. 2010).

Reprodução

Um ninho de tiê-bicudo, até o momento desconhecido pela comunidade científica, foi encontrado por pesquisadores no Parque Nacional de Emas. Os resultados estão sendo preparados para publicação.

Hábitos

O tiê-bicudo é um especialista de habitats alagados em cabeceiras de rios no Cerrado do Brasil Central, e ocupa desde campos úmidos com arbustos e buritis esparsos (vegetação aluvial herbáceo-arbustiva) até matas paludosas fechadas (Candia-Gallardo et al. 2010).

O tiê-bicudo é uma das espécies de aves mais ameaçadas do Brasil, e recomenda-se que seja incluída na Lista Nacional de Fauna Ameaçada de Extinção.

Distribuição Geográfica

São conhecidas populações do tiê-bicudo no Parque Nacional das Emas (GO), na bacia do Alto Juruena (municípios de Sapezal, Campos de Júlio, Campo Novo do Parecis e Rio Claro, MT) e no município de Itiquira (sudeste do MT). Sua população total é pequena e sua distribuição é restrita.

Fonte: Wikiaves

Um comentário:

  1. Encontrei um filhote no meu quintal e os pais estão em volta, improvisei um ninho e coloquei em uma árvore onde os pais estão alimentando-o. Alguém sabe o que deve ser feito para preservá-lo?

    ResponderExcluir