sábado, 31 de agosto de 2013


Anu-preto 
(Crotophaga ani)

Encontrado do sul dos Estados Unidos até a Argentina, o anu-preto pode ser visto em todo o Brasil. Habita campos, áreas cultivadas e pastagens. Mede cerca de 36 centímetros de comprimento e sua plumagem é totalmente negra. O bico, alto e forte, e as pernas também são pretos. Pode pesar até 135 gramas. A calda é longa. Não apresenta dimorfismo sexual. Exala um odor muito forte e característico.


Não voa muito bem e por isso percorre curtas distâncias, mas movimenta-se com agilidade entre os galhos.

Ave gregária, vive em bandos de até dez indivíduos. Usa diversas vocalizações para se comunicar com o grupo, emitindo sinais de localização, alerta e presença de predadores. De hábitos diurnos, costuma tomar banhos de sol e de poeira. À noite, reúne-se com outros indivíduos em fila para permanecerem aquecidos enquanto dormem. 

Carnívoro, alimenta-se de insetos, aracnídeos, répteis, anfíbios e até pequenos mamíferos. Pode comer também algumas frutas e sementes. Costuma seguir o gado e agricultores nos pastos em busca de gafanhotos e demais insetos. Caça coletivamente, fazendo um círculo no chão e permanecendo imóvel até que um inseto apareça. Ao avistar a presa, salta em sua direção e a apanha com o bico.

A fêmea bota de quatro a sete ovos, que são incubados por até 16 dias. O macho é o responsável pela alimentação da fêmea e dos filhotes. Pode nidificar coletivamente, sendo que apenas um ninho pode contar com até cinco casais. O grupo se une para ajudar a cuidar dos filhotes.

Não é uma espécie ameaçada de extinção. Na verdade, o anu-preto se beneficia do desmatamento para atividades agropecuárias, pois encontra mais alimento. Pode ser avistado também em centros urbanos. 

Fonte: noticiaanimal

Nenhum comentário:

Postar um comentário