sábado, 31 de agosto de 2013


Pomba-do-cabo 
( Daption capense )

A pomba-do-cabo é uma ave procellariiforme da família Procellariidae. Também conhecido como pintado, feixas-fradinho e feixe-fradinho.


Apresenta 2 subespécies:

-Daption capense capense.
-Daption capense australe.

Características

Mede 36 a 40cm., envergadura de 81 a 91 cm., 340 a 480g. Petrel de tamanho médio. Cabeça, nuca e pescoço são pretos e dorso com plumagem com coloração preta e branca (em forma de xadrez). A região ventral predominantemente branca, com bordas pretas nas asas e na cauda. Bico e patas pretos e íris marrom.

Alimentação

Alimenta-se de crustáceos(principalmente krill) e peixes, atacando também carcaças de animais marinhos mortos.

Reprodução

Nidifica na Antártida e nas ilhas subantárticas de novembro a março, fazendo seu ninho entre as rochas, nas saliências das escarpas à beira mar. Põe apenas um ovo de cor branca, com um período de incubação de 45 dias. Os filhotes deixam os ninhos em torno de 45 dias.

Hábitos

Ave pelágica, vive nos mares do hemisfério sul ao redor continente Antártico, sendo a espécie de maior ocorrência e abundância dentre as que seguem navios. Segue também baleias em grandes bandos.

Distribuição Geográfica

Encontrado nos oceanos circumpolares a austrais, na Antártida e sua ilhas, nas ilhas subantárdidas e nas ilhas ao redor da Nova Zelândia. No inverno pode chegar até Angola, Austrália e Ilhas Galápagos. Atinge a costa brasileira do Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro, entre maio e novembro.

Daption capense capense: Antártida, ilhas suantárticas, Georgia do Sul e Heard I.
Daption capense australe: Ilhas ao redor da Nova Zelândia.

Status de conservação: LC ( IUCN ).

Fonte: Wikiaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário