sexta-feira, 30 de agosto de 2013


Saíra-beija-flor 
(Cyanerpes cyaneus)

O saíra-beija-flor é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Também conhecida como saí-azul-de-pernas-vermelhas, saí-beija-flor, saí-verdadeiro e sapitica.

Saíra-beija-flor-macho

Características

Mede cerca de 12,0 cm de comprimento e pesa 14 gramas. Os saís em geral são pássaros pequenos, esguios, muito ágeis, tendo os machos plumagem magnífica, brilhante, nas cores azul, amarelo, verde e preto, combinadas de maneira diversa segundo a espécie. 

Após a época de reprodução, os machos mudam para uma vestimenta verde semelhante à das fêmeas e dos machos imaturos (muda pós-nupcial). Assim, adquirem uma plumagem de descanso reprodutivo, chamada também de plumagem de “eclipse”. 

Saíra-beija-flor-fêmea

A restituição da plumagem azul e negra, que ocorre na primavera, não se dá por intermédio de uma muda pré-nupcial, mas sim pelo desgaste diário das penas que são tricolores, a base sendo preta, a parte mediana azul e a parte distal verde. 

Quando a ponta verde se gasta, a pena aparece azul. Fêmea e imaturo esverdeados, com pernas de vermelho pouco intenso. O bico dos imaturos, quando já independentes, é nitidamente mais curto do que o dos adultos.

Alimentação

Alimenta-se de insetos, frutas e néctar das flores. Já foi observado caçando cupins em revoada e se alimentando de laranjas e caquis.

Reprodução

Atinge a maturidade sexual aos 12 meses. O ninho é uma tigela rasa bem fixada com teias de aranha a uma forquilha. Cada ninhada geralmente tem entre 2 e 3 ovos chocados pela fêmea, tendo de 2 a 3 ninhadas por estação. Os filhotes nascem após 12 a 13 dias. O macho ajuda a alimentar os filhotes que saem do ninho após 14 dias de vida.

Hábitos

Vive em florestas de diversos tipos, da Amazônia e de outras regiões do Brasil e da América do Sul. Vive em pequenos bandos, tanto nas copas de árvores de grande porte, como em mata baixa (matas secundárias). Segue regularmente bandos mistos de pássaros e realiza migrações locais. Surge então em locais onde não é visto em outras ocasiões.

Distribuição Geográfica

Ocorre do Maranhão ao Rio de Janeiro, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Roraima e Amazonas.

Fonte: Wikiaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário