sexta-feira, 30 de agosto de 2013


Casaca-de-couro-da-lama 
(Furnarius figulus)

O casaca-de-couro-da-lama é uma ave passeriforme da família Furnariidae. Também conhecido como joão-nordestino e amassa-barro-do-nordeste.


Características

Mede 16 centímetros. É muito semelhante ao casaca-de-couro-amarelo (Furnarius leucopus), do qual se distingue pelas pernas de cor cinza e não rosadas como as daquele. Outra diferença marcante em relação ao Furnarius leucopus é a coloração da plumagem da cabeça, que em Furnarius figulus é marrom avermelhada, a mesma cor das costas e asas. Já o Furnarius leucopus apresenta a cabeça marrom escura, em contraste com as costas marrom avermelhadas.

Alimenta-se de pequenos insetos e suas larvas, geralmente coletados na vegetação rasteira, em áreas alagadas, onde chega a capturar também pequenos peixes

Aparentemente não constrói ninhos de barro em forma de fornos, mas sim uma taça de capim e fibras vegetais na base das folhas das palmeiras nos babaçuais ou entre outros gravatás. No entanto a observação em campo tende a mostrar o contrário, pois sempre são vistos chocando em casas muito parecidas com as do joão-de-barro.

Vive em matas ribeirinhas, babaçuais, brejos e áreas úmidas.

Presente no Nordeste, em expansão para o Sudeste e no leste da Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário