sexta-feira, 30 de agosto de 2013


Maracanã do Buriti 
(Orthopsittaca manilata)

A maracanã-do-buriti é uma ave psittaciforme da família Psittacidae. Conhecida também como arararana (Mato Grosso) e maracanã-de-cara-amarela.


Não considerada como sendo ameaçada, com população estável e pouco apreciada como ave de estimação.

Características

Mede cerca de 44 cm de comprimento. Cor verde que contrasta com a face amarela pálida nua e áspera, cabeça quase toda azul, bico pequeno e negro, extremo das asas azuis. Uma parte grande castanha-avermelhada no centro do abdômen, asas e rabo amarelados por baixo.

Alimenta-se nos buritizais dos cocos dessa palmeira em bandos de até 100 indivíduos.

Nidifica entre fevereiro e junho, em buracos de árvores feitos por Pica-paus ou em palmeiras mortas, freqüentemente sobre a água. Põe 2 ovos.

Habita a copa de buritizais (com preferência por alagados, onde buritis mortos e ocos são abundantes) e florestas de galeria, ao redor de 500 m. Quando algum intruso se aproxima, prefere esconder-se nos buracos dos buritis a fugir voando.

Distribuição Geográfica

Leste da Venezuela, Trinidad e Guianas, sudeste da Colômbia, leste de Equador e Peru, até o norte da Bolívia. Presente na Amazônia brasileira e no Piauí, oeste da Bahia, Minas Gerais e extremo nordeste de São Paulo. Encontrada também da Venezuela à Bolívia.

Fonte: Wikiaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário