sábado, 31 de agosto de 2013


Saíra-apunhalada
 (Nemosia rourei)

A saíra-apunhalada é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Está ameaçada de extinção.


Características

Mede de 12,5 a 14 cm de comprimento; pesa 22 gramas. Por mais de cem anos, permaneceu conhecida por um único exemplar, capturado em 1870, por Jean de Roure. 

Só era conhecida por raríssimos avistamentos, como oito aves observadas em 1941 em Itarana (Espírito Santo), até ser registrada em 1998 nas florestas da fazenda Pindoba IV, em Conceição do Castelo, também nesse estado. Em 2003, outros exemplares foram encontrados no Município de Vargem Alta e mais recentemente, novos registros foram realizados.

Trata-se de uma ave extremamente rara, com referência nas mais importantes listas de aves ameaçadas do mundo. O nome “saíra-apunhalada” faz referência à mancha vermelha nas proximidades da garganta da espécie, que, em contraste com o peito branco, lembra uma mancha de sangue, como se o animal tivesse sido “apunhalado” no peito por algum objeto perfurante.

Alimentação

Sai em grupos, inclusive mistos, em busca de artrópodes e frutos.

Reprodução

Constrói o ninho no começo de novembro.

Hábitos

Habita florestas úmidas em altitudes de 700 a 1250 metros. Já não é mais avistada facilmente. 

Seu habitat foi terrivelmente devastado em um passado recente por atividades exploratórias, como extração de rochas, derrubada de árvores, extração ilegal de palmito e expansão de áreas para formação de pastagens, plantio de eucalipto e lavouras de café. 

Atualmente, uma das grandes ameaças à sua sobrevivência é a falta de Unidades de Conservação de proteção integral nas áreas onde tem sido observada com mais frequência.

Distribuição Geográfica

Endêmica do Brasil. Confirmado somente no Espírito Santo.

Fonte: Wikiaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário