sábado, 31 de agosto de 2013


kiwi
Apterygidae

Apterygidae é uma família de Aves endêmica da Nova Zelândia, possui apenas um gênero, o Apteryx, e são popularmente chamados de quivi ou kiwi. O quivi não voa, tem hábitos noturnos e vive em um buraco no solo. 


É uma família ameaçada. Esta ave é a menor das ratitas vivas, as aves não voadoras e não nadadoras, como o quivi, as emas e as avestruzes, mas a sua origem é ainda incerta, pois antes da chegada dos humanos em 1.300 d.C., não existiam mamíferos na Nova Zelândia (com exceção de 3 espécies de morcegos), e a ilha estava cheia de pássaros e répteis.

O quivi tem o tamanho aproximado de uma galinha, tem a plumagem do corpo fofa, semelhante a pêlos, bico longo e delgado com narinas na extremidade, pés com garras fortes, com 4 artelhos, asas atrofiadas. São aves com hábitos noturnos, por isso poucas pessoas conseguem vê-lo durante o dia.

Usam o olfato em busca de alimento. São onívoros, alimentado-se de frutas, sementes, pequenos vermes e larvas de insetos.

São monogâmicos. Depois do encontro durante a estação do acasalamento (março a junho), o par fica no ninho chocando o ovo. O período de incubação é o maior de todas as aves (80 dias). Só põem um ovo por ano; este é cinco vezes maior que o ovo de uma galinha e pesa aproximadamente 1 kg.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário