sábado, 31 de agosto de 2013


Garçote-anão 
(Ixobrychus sturmii)

O Garçote-anão (Ixobrychus sturmii) é uma espécie de ciconiforme da família Ardeidae.
Pode ser encontrada nos seguintes países: 


Angola, Benin, Botswana, Burkina Faso, Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Chade, República do Congo, República Democrática do Congo, Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Etiópia, Gabão, Gambia, Gana, Guiné, Quénia, Libéria, Malawi, Mali, Mauritânia, Moçambique, Namíbia, Níger, Nigéria, Ruanda, Senegal, Serra Leoa, Somália, África do Sul, Espanha, Sudão, Suazilândia, Tanzânia, Togo, Uganda, Zâmbia e Zimbabwe.

Descrição

É um membro do género Ixobrychus, que contém as mais pequenas garças no mundo. Saindo de comprimento relatado, de 25 a 30 cm, isto é, talvez, a menor espécie de garça. A pesagem é semelhante a outras da espécies, alegadamente 60-150 g , com média de 75-110 g. A envergadura possuem em média 45 a 50 cm.

Esta é uma espécie migratória da África, particularmente no norte e no sul. Movimentos de aves equatoriais são menos claros. 

Ocorrem na África do Sul no mes de novembro à abril na estação chuvosa. Na estação seca, as aves do Norte e do Sul migram em direção ao equador. A espécie se desvia fora de sua faixa de costume, Ilhas Canárias, e França. 

Alimentan-se solitariamente ou em pares, caçando de noite e dia quando especialmente está nublado. 

Insetos, como gafanhotos e insetos aquáticos, aranhas, peixes pequenos, caranguejos, caracóis e rãs formar os principais itens da dieta .

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário