sábado, 31 de agosto de 2013


Papagaio-do-mar-do-atlântico 
(Fratercula arctica)


O papagaio-do-mar-do-atlântico é uma ave marinha da família Alcidae. É uma ave pelágica que se alimenta principalmente por meio de mergulho para capturar peixes, mas também se alimenta de outras criaturas marinhas, como lulas e crustáceos. Sua característica mais evidente durante a época de reprodução é o seu bico brilhantemente colorido.




O papagaio-do-mar-do-atlântico tem entre 26-29 cm de comprimento, com uma envergadura que varia de 47-63 cm. O macho geralmente é um pouco maior que a fêmea, mas ambos têm a mesma coloração. 

Essa ave é principalmente de cor preta na parte superior do corpo e branca na parte inferior, com uma coloração que varia do cinza ao branco na face, e pernas vermelho-laranja. O bico é grande e triangular e durante a época de reprodução se torna laranja brilhante. 

Os revestimentos característicos de cor laranja brilhante do bico caem após a época de reprodução. Tem um voo direto e baixo sobre a água. Seu parente, o papagaio-do-mar-de-chifres (Fratercula corniculata) do Pacífico Norte é muito semelhante, mas tem ornamentos na cabeça ligeiramente diferentes.

Essa espécie se reproduz na costa do norte da Europa, Ilhas Faroé, Islândia e leste da América do Norte, dentro do Círculo Polar Ártico ao norte da França e Maine.

Cerca de 95% dos papagaios-do-mar-do-atlântico se reproduzem ao redor do litoral de Newfoundland. A maior colônia de papagaios-do-mar no Atlântico Ocidental (estimada em 260.000 casais) pode ser encontrada na Reserva Ecológica da Baía Witless, sul de St. John's, Newfoundland e Labrador no Canadá.

Os papagaios-do-mar podem mergulhar a profundidades de até 70 m e são impulsionados na água pelas suas potentes asas, que são adaptadas para nadar; os pés com membranas interdigitais são usados como um leme enquanto submersos. 

O período de incubação é de cerca de 39-45 dias. Ao contrário da crença popular, papagaios-do-mar jovens não são abandonados por seus pais (embora isso ocorra em algumas outras aves marinhas).

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário