sábado, 31 de agosto de 2013


Gralha-verde 
(Cyanocorax yncas)

A gralha-verde é uma espécie de ave tropical colorida das gralhas do Novo Mundo, que apresenta variações regionais distintas dentro da sua área de ocorrência. É um pássaro de cauda longa com uma crista curta, semelhante em tamanho a uma gralha-azul. Suas asas, no entanto, são mais curtas e mais arredondadas.


Existem duas populações distintas de gralha-verde. A primeira é encontrada ao norte do rio Rio Grande, no sul do Texas até o centro-norte de Honduras. A segunda população se estende do sul da Colômbia e Venezuela pelo leste do Equador e Peru até a Bolívia.

As gralhas-verdes da população do norte são menores, medem cerca de 25-29 cm de comprimento, enquanto que as populações do sul, 29,5-34,3 cm. Pesam entre 66-110 g. 

Elas têm penas brancas-amareladas com pontas azuis no topo da cabeça, face e na nuca, embora alguns indivíduos são mais azuis do que outros. Nas populações da América do Sul, a coroa pode aparecer quase inteiramente branca, com o azul menos extenso, e há uma crista preta proeminente atrás do bico.

As gralhas-verdes se alimentam de uma grande variedade de insetos e outros invertebrados e vários grãos de cereais. Já foram observadas usando galhos como ferramentas para extrair insetos de casca de árvores.

As gralhas-verdes são aves monogâmicas, e os casais são formados em qualquer momento do ano. Normalmente constroem um ninho em uma árvore ou em um arbusto espinhoso, onde a fêmea coloca de três a cinco ovos que são incubados por cerca de 17 dias. 

Somente as fêmeas incubam os ovos, mas ambos os pais cuidam dos filhotes. Na Colômbia, já foram vistas gralhas-verdes mantendo os filhotes durante vários anos, e esses jovens ajudando na criação de outros filhotes.

Fonte: Wikipedia / University of Michigan Museum of Zoology

Nenhum comentário:

Postar um comentário