sexta-feira, 23 de agosto de 2013


Caranguejo-uçá 
(Ucides cordatus)

Uçá, caranguejo-uçá, catanhão, caranguejo-verdadeiro ou uçaúna é um caranguejo da família dos ocipodídeos. A carne do caranguejo-uçá é muito apreciada na culinária; sua carapaça também é utilizada no artesanato, em cosméticos e na alimentação animal.

Importância socieconômica

Os manguezais são de grande importância econômica para uma parcela da população humana litorânea; dentre os recursos extraídos como fonte de renda, a captura do caranguejo-uçá é a atividade em escala comercial mais importante no Brasil. 

Nos estados do Pará e Maranhão (responsáveis por 50% da extração da região Norte e Nordeste) foram capturados 9700 toneladas entre os anos de 1998 e 19994 .

A sustentação desta atividade extrativista só é possível com o controle da degradação dos manguezais e da catação do caranguejo, respeitando-se seu período de reprodução e tamanho mínimo para venda (o animal atinge o tamanho comercial com 6 a 11 anos de idade).


Assim, uma portaria de 2003 do IBAMA estabeleceu a largura mínima da carapaça de 60 mm permitida para a cata; medidas inferiores impossibilitam a coleta, transporte ou beneficiamento do caranguejo; bem como proibiu a captura entre 1º de dezembro até 31 de maio (período de defeso)


Nenhum comentário:

Postar um comentário