sexta-feira, 23 de agosto de 2013


Caranguejo-vermelho-da-ilha-natal 
(Gecarcoidea natalis)

O caranguejo-vermelho-da-ilha-natal é de longe a mais evidente das 14 espécies de caranguejos encontrados na Ilha Natal. A Ilha Natal é um território da Austrália, no Oceano Índico. Estima-se que 120 milhões destes brilhantes caranguejos-vermelhos vivem por toda a ilha.


A cor comum do caranguejo-vermelho-da-ilha-natal é vermelho brilhante, mas existem espécimes laranja e, mais raramente, alguns cor de púrpura. São grandes caranguejos. 

A carapaça de um adulto pode medir até 11,6 cm de diâmetro. Os machos crescem mais do que as fêmeas, enquanto as fêmeas têm um abdômen muito mais amplo e geralmente têm garras menores que os machos.

Os caranguejos-vermelhos-da-ilha-natal crescem lentamente, atingindo cerca de 4 cm na largura da carapaça após 4-5 anos. Eles estão sexualmente maduros nessa idade e começam a participar das migrações de reprodução.

Embora sejam mais comuns em ambientes úmidos de florestas tropicais, os caranguejos-vermelhos são encontrados em uma variedade de habitats. Vivem em tocas ou em fendas profundas em afloramentos rochosos. 

Cada toca é habitada por um único caranguejo e fora da época de reprodução os caranguejos-vermelhos são solitários, e não toleram intrusos em suas tocas. São animais de hábitos diurnos.

Sua dieta consiste principalmente de folhas caídas, frutas, flores e mudas. No entanto, não são exclusivamente vegetarianos. Comem caranguejos mortos, pássaros, caracol-gigante-africano (espécie introduzida) e lixo humano se houver oportunidade.

No início da estação chuvosa (normalmente outubro/novembro), a maioria dos caranguejos-vermelhos adultos de repente começam uma migração espetacular desde a floresta até a costa, para se reproduzirem. 

As chuvas proporcionam condições mais favoráveis para que os caranguejos façam seu longo e difícil caminho para o mar. Após o acasalamento as fêmeas permanecem em tocas úmidas por cerca de 12 dias, enquanto os ovos se desenvolvem. Os ovos são mantidos em uma câmara incubadora entre seu abdômen estendido e o tórax. Uma única fêmea pode colocar até 100.000 ovos.

Fonte: Christmas Island Tourism Association

Nenhum comentário:

Postar um comentário