quarta-feira, 14 de agosto de 2013


Sapo-de-chifre-argentino 
(Ceratophrys ornata)

O sapo-de-chifre-argentino, na verdade faz parte da família das rãs, mas por ser grande e apresentar pele de textura rugosa lembra muito mais um sapo do que uma rã. É encontrado na região dos pampas da Argentina, Uruguai e Brasil (Rio Grande do Sul). Não deve ser confundido com o sapo-de-chifre-da-amazônia(Ceratophrys cornuta) que ocorre na FlorestaAmazônica (Brasil, Suriname, Peru etc.).


Um comedor voraz, ele tentará engolir qualquer coisa que se mova perto de sua boca, como insetos, roedores, lagartos e outros sapos.

As fêmeas podem medir até 16,5 cm do focinho à cloaca e os machos 11,5 cm. O tempo médio de vida dessa espécie é de 6 a 7 anos, mas podem viver até 10 anos ou mais em cativeiro. 

A característica mais marcante do sapo-de-chifre-argentino é a boca, que representa cerca de metade do tamanho total do animal. A coloração é tipicamente verde-clara, embora ocorra também indivíduos com coloração verde-escuro e albinos.

Sapos-de-chifre-argentinos caçam permanecendo imóveis, e esperando pelas presas. Eles comem qualquer coisa que possa caber em suas bocas. Na natureza, sua dieta normalmente inclui roedores como ratos, pequenos répteis, bem como grandes aranhas e insetos, como gafanhotos.

Os sapos-de-chifre-argentinos são conhecidos por sua fama de corajosos. Muitas vezes eles tentam se alimentar de animais até do seu próprio tamanho. Se ameaçado por um animal maior, como um ser humano, esses sapos podem morder (sua mordida é dolorosa), uma vez que possuem várias projeções odontóides (não dentes em si) ao longo de suas mandíbulas inferior e superior. 

Às vezes saltam em direção ao seu agressor, sem se importarem com seu tamanho e força. No entanto, em cativeiro a dieta natural do sapo é bastante fácil de recriar. Quando mantido como animal de estimação, o sapo-de-chifre-argentino geralmente é alimentado principalmente à base de gafanhotos adultos, grilos pretos e marrons e ratos.

A reprodução do sapo-de-chifre-argentino é sexual. As fêmeas depositam cerca de 2.000 ovos na água e dentro de duas semanas eles se tornam girinos.

Fonte: Wikipedia / IUCN

Nenhum comentário:

Postar um comentário