Sapo-de-chifre-argentino 
(Ceratophrys ornata)
O sapo-de-chifre-argentino, na verdade faz parte da família das rãs, mas por ser grande e apresentar pele de textura rugosa lembra muito mais um sapo do que uma rã. É encontrado na região dos pampas da Argentina, Uruguai e Brasil (Rio Grande do Sul). Não deve ser confundido com o sapo-de-chifre-da-amazônia
Um comedor voraz, ele tentará engolir qualquer coisa que se mova perto de sua boca, como insetos, roedores, lagartos e outros sapos.
As fêmeas podem medir até 16,5 cm do focinho à cloaca e os machos 11,5 cm. O tempo médio de vida dessa espécie é de 6 a 7 anos, mas podem viver até 10 anos ou mais em cativeiro. 
A característica mais marcante do sapo-de-chifre-argentino é a boca, que representa cerca de metade do tamanho total do animal. A coloração é tipicamente verde-clara, embora ocorra também indivíduos com coloração verde-escuro e albinos.
Sapos-de-chifre-argentinos
Os sapos-de-chifre-argentinos
Às vezes saltam em direção ao seu agressor, sem se importarem com seu tamanho e força. No entanto, em cativeiro a dieta natural do sapo é bastante fácil de recriar. Quando mantido como animal de estimação, o sapo-de-chifre-argentino geralmente é alimentado principalmente à base de gafanhotos adultos, grilos pretos e marrons e ratos.
A reprodução do sapo-de-chifre-argentino é sexual. As fêmeas depositam cerca de 2.000 ovos na água e dentro de duas semanas eles se tornam girinos.
Fonte: Wikipedia / IUCN

 
Nenhum comentário:
Postar um comentário