quarta-feira, 21 de agosto de 2013


Tarântula-golias 
(Theraphosa blondi) 

A tarântula-golias, conhecida também como tarântula-golias-comedora-de-pássaros, é um aracnídeo, pertencente a família das tarântulas, Theraphosidae. É considerada a segunda maior aranha do mundo em envergadura de pernas (a maior em envergadura de pernas é a aranha-caçadora-gigante, Heteropoda maxima) e provavelmente é a maior aranha em massa.


A aranha tem esse nome devido a relatos de exploradores da era Vitoriana, que testemunharam um espécime comendo um beija-flor.

A tarântula-golias é nativa das regiões de floresta tropical do norte da América do Sul. Essa espécie pode ter uma envergadura de pernas de até 30 cm e pesar mais de 170 g.

É uma espécie de hábitos noturnos que vive em tocas profundas. Ela não cava sua própria toca, mas habita tocas abandonadas de roedores e outros pequenos animais.

As fêmeas estão maduras sexualmente em 3 a 4 anos e vivem em média de 15 a 25 anos. Os machos morrem pouco depois da maturidade, vivendo em média de 3 a 6 anos. Algumas vezes as fêmeas acabam comendo seus companheiros após o acasalamento. A fêmea põe entre 100 e 200 ovos, que eclodem em cerca de dois meses.

Apesar de ser uma espécie muito agressiva, a tarântula-golias é relativamente inofensiva aos seres humanos, assim como a maioria das espécies de tarântulas. 

Quando ameaçada, assim como outras tarântulas, tem a capacidade de emitir um som (assobio) alto. Além disso, esfrega seu abdômen com suas pernas traseiras e libera pelos que causam severa irritação para a pele e membranas mucosas. 

São pelos urticantes que podem até ser nocivos para o homem. Tarântulas geralmente picam os seres humanos apenas em auto-defesa, e essas picadas nem sempre resultam em envenenamento (conhecida como "picada seca").

Ver mais: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário