domingo, 2 de dezembro de 2012


Beija-flor-de-rabo-branco-acanelado

O beija-flor rabo-branco-acanelado é uma ave apodiforme da família  Trochilidae. Também conhecido como limpa-casa, beija-flor-de-rabo-branco e rabo-branco-de-sobre-amarelo.


Características

Mede 15 centímetros. Uma das maiores espécies de beija-flores brasileiras. Destaca-se por ter cauda longa e com cada pena da mesma terminando em uma ponta branca, contrastando com o centro negro e com retrizes centrais prolongadas. O bico é comprido e ligeiramente curvado para baixo, com a base da mandíbula vermelha. Faixa superciliar e infraocular pardacentas delimitando uma faixa malar negra. Garganta, partes inferiores e coberteiras superiores da cauda cor de canela uniforme. Dorso esverdeado.

Alimentação

Alimenta-se principalmente de carboidratos, conseguido através do néctar das flores, mas come também pequenos artrópodes.

Reprodução

Na época do acasalamento, entre agosto e novembro, para chamar a atenção das fêmeas os machos abrem o bico e exibem a boca, a língua e a mandíbula, todas essas partes tem um colorido vivo que chama a atenção. Também exibem a cauda expandida em forma de leque. 

O vôo pré-nupcial consiste em uma demorada perseguição da fêmea, ambos piando, executada a pouca altura dentro da mata fechada. Seu ninho tem forma cônica alongada, com um penduricalho mais ou menos longo, servindo talvez de contrapeso. É feito de material macio como paina e detritos vegetais que são acumulados em espessa camada de material, fixado com teias de aranha e saliva (os beija-flores são uma das poucas aves com glândulas salivares expressivas). Para apanhar as teias de aranha, percorre os lugares com maior possibilidade de encontro, inclusive beirais e interior de casas. 

O ninho é suspenso à face interior das folhas de palmeiras, samambaias, musáseas, heliconia etc., em raízes finas pendentes sob barrancos sombreados. Com o peso do ninho dobra-se o folíolo ou a ponta da folha, ficando o restante da mesma protegendo o ninho. É comum ser afixado também sob construções humanas, com beirais de telhados, lustres no interior de residências, estruturas de cobertura de poços d’água, sobre pontes etc. Põe dois ovos alongado, com um período de incubação que varia entre 12 a 15 dias. Os filhotes deixam o ninho após três semanas.


Hábitos

É frequentemente a espécie mais comum do gênero no Brasil centro-ocidental. Vive em áreas semi-abertas, cerradão, bordas de florestas úmidas e semidecíduas, matas ciliares, parque e jardins, adentrando nas cidades. Atravessa a parte baixa das matas em vôos muito rápidos, no meio da vegetação fechada, emitindo um chamado agudo e curto nesses deslocamentos. Visita as flores do sub bosque e da copa, sempre na área sombreada. Voa em locais abertos, mas pousa abrigado nas sombras. Inquisitivo e pouco temeroso, adentra em residências e aproxima-se a curtas distâncias, parando abrupta e repentinamente rente ao rosto do observador estupefato. Pousado, balança a cauda ritmicamente para cima e para baixo, cantando à sombra de seu poleiro preferido. Para apanhar as teias de aranha, percorre os lugares com maior possibilidade de encontro, inclusive beirais e interior de casas. Como outros beija-flores, costuma verificar teias de aranha para apanhar insetos presos nelas. Desses hábitos nasceu o seu nome comum de limpa-casa.


Distribuição Geográfica

R ( Comite Brasileiro de Registros Ornitológicos ). Ocorre do Maranhão ao Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso. Também na Bolívia, Paraguai e norte da Argentina.

Fonte: Wikiaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário