sexta-feira, 7 de dezembro de 2012


Corça

A corça ou corço (Capreolus capreolus) é um mamífero  cetartiodáctilo  da família dos  cervídeos  que ocorre na Europa, Ásia Menor e na região ao redor do Mar Cáspio.


Características

A corça é o menor cervídeo europeu, variando de 95 a 135 cm de altura e pesando entre 18 e 29 kg. A pelagem varia de cor e comprimento, sendo curta e avermelhada no Verão, longa e marrom-acinzentada no Inverno.

As galhadas, presentes só nos machos, são curtas e pontiagudas. São usadas na disputa por fêmeas durante a época de reprodução, no Verão. No Outono, as galhadas caem para crescerem novamente na Primavera.

A média de vida de uma corça selvagem é de oito anos, podendo chegar aos 14 anos.

Dieta

A corça alimenta-se de folhas, brotos, cascas de árvores e também de plantas cultivadas.


Reprodução

A temporada de reprodução da corça é no alto verão, quando os machos se tornam territoriais. O cio das fêmeas ocorre mais cedo do que os demais cervídeos graças a uma adaptação evolutiva. O embrião da corça passa por um processo chamado de implante atrasado, que permite o filhote nascer durante a primavera. A gestação é de em torno 300 dias, ao fim dos quais nascem um, ou raramente, dois filhotes.Os filhotes nascem com marcas brancas características sobre os flancos, que desaparecem passados cerca de dois meses. Após este período, o filhote é desmamado, permanecendo com a mãe até o nascimento da próxima ninhada.

Hábitos

A corça é normalmente um animal de hábitos solitários, preferindo realizar suas atividades durante o nascer e o pôr-do-sol.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário