segunda-feira, 24 de dezembro de 2012


Urso-de-kodiak

O urso-de-kodiak (Ursus arctos middendorffi) é uma subespécie de urso-pardo que habita nas costas do sul do Alasca e ilhas adjacentes, como a Ilha Kodiak. É designado por vezes como urso-gigante-do-alasca devido ao seu grande tamanho, pois trata-se do maior urso pardo e rivaliza com o urso-polar no título de maior carnívoro terrestre.


O tamanho dos machos varia muito; pesa entre 3 63 e 500 kg, e pode chegar a ter altura até 4,00 m em posição bípede, com 1,30 m no garrote. Alguns machos pesarão mais de uma tonelada e terão 4 m de comprimento, mas tal é considerado como casos raros de gigantismo.

Pode correr a 56 km/h em trajectos curtos e nada com grande facilidade.

É um animal solitário que só forma grupos quando se trata de uma fêmea e crias. Em liberdade vive até 20 anos.

O urso-de-kodiak é mais robusto e de pelagem mais comprida e densa que outros ursos-pardos. A visão é fraca, mas o olfacto é excelente para encontrar comida. Devido à maior massa muscular, a carne tem maior peso na dieta do urso-de-kodiak, que completa com algumas raízes, frutos e rebentos. Entre os animais de que se alimenta com certa frequência estão o salmão, focas, cervos e alces.

A caça a esta subespécie está permitida e é regulada para evitar excessos, já que, devido à reduzida área de distribuição, não se pode dizer que seja muito abundante. Cerca de dois terços da ilha Kodiak encontra-se dentro dos limites do Kodiak National Wildlife Refuge, onde a caça não é permitida.

Fonte: Wikipedia

Um comentário: