segunda-feira, 24 de dezembro de 2012


Goliathus

Goliathus é um gênero de besouros cujos representantes figuram entre as maiores espécies de insetos conhecidas, não apenas pelo seu enorme tamanho, mas também pelo seu peso incomum. 


São membros da família Scarabaeidae e vivem em florestas tropicais do continente africano, onde se alimentam da seiva ou das frutas das árvores. 

A natureza do ciclo larval destes besouros ainda é pouco conhecida, embora já tenham sido criados com sucesso em cativeiro - desde o ovo à até a fase adulta - sendo alimentados com rações ricas em nutrientes, tais como as de cães e gatos.

Os machos destes besouros alcançam facilmente dimensões de 6 à 11 centímetros de comprimento do corpo. As fêmeas são um pouco menores que os machos e seu tamanho varia entre 5 e 8 centímetros. 

As larvas de algumas espécies desse gênero chegam a atingir o peso de 100 gramas, ou seja, apenas 10 larvas juntas seriam suficientes para se conseguir 1 quilograma de peso. Foi graças à essas medidas extraordinárias que este gênero recebeu o nome de "Goliathus", uma referência direta a Golias, um personagem bíblico conhecido pelo seu grande tamanho e força.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário