quarta-feira, 5 de dezembro de 2012


Perdiz-cinzenta

A perdiz-cinzenta (Perdix  perdix) é uma ave cinegética da família  Phasianidae  (faisões), da ordem  Galliformes , ou galináceos. No Norte de Portugal e na Galiza também é conhecida por charrela.


É a espécie mais comum da sua família, e existe da Europa até à Ásia, estando presente no Norte da   Península Ibérica . É completamente terrestre, sendo possível encontrá-la em terreno aberto, especialmente em terrenos cultivados com sebes. Tem a cabeça cor-de-laranja e o corpo castanho acinzentado, ao levantar mostra uma grande cauda ferrugínea. Os machos apresentam uma mancha ventral escura acastanhada, e as fêmeas uma mancha de cor igual mas geralmente mais pequena.


Outrora presente nalgumas serras do extremo norte de Portugal, não se sabendo ao certo a data do seu desaparecimento do território nacional. Todavia e, pelo menos até aos anos noventa os serviços florestais largavam alguns indivíduos na zona do Barroso e Bragança. Subsistem ainda algumas populações nas serras galegas a norte da  Serra de Montesinho , nomeadamente nas proximidades de Sanábria (Zamora).


Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário