segunda-feira, 24 de dezembro de 2012


Lagarto de contas

O lagarto de contas (Heloderma horridum) é um dos dois únicos lagartos venenosos do mundo, sendo o outro o monstro-de-gila (Heloderma suspectum). Seu nome latino consiste em duas palavras. Heloderma, que significa pele e horridum, que significa horrível (ou seja, lagarto horrível). A pele deste lagarto consiste em várias esferas minúsculas chamadas ostioderms. Cada conta contém um pequeno pedaço de osso que lhes dá quase uma armadura coberta de pele.


A vida útil destes lagartos pode chegar em torno de 30 anos, embora tenham sido encontrados animais que chegaram até os cinqüenta. Para as fêmeas, o tamanho adulto médio é de 76 centímetros e seu peso fica entre três e quatro quilos. 

Para os machos, o tamanho adulto médio é 72 centímetros e pesam de dois a três quilos. Excepcionalmente grandes machos podem atingir 91 centímetros e pesar 4 quilos e meio.

Os lagartos atingem a maturidade sexual em dois anos e meio a três anos de idade. Uma vez que a oviposição ocorre, o período de incubação é de cerca de 165-215 dias, tempo razoável em que os filhotes vão pondo as cabeças para fora dos ovos. Geralmente, leva dois ou três dias para eles façam todo o caminho, absorvendo suas sacos vitelinos e ingerindo o conteúdo líquido dos seus ovos. 

Os recém-nascidos tem em média de 5-6 centímetros e pesam cerca de 40 gramas. Embora o tamanho desses animais possam ser considerados, saber o seu sexo é quase impossível. Os machos geralmente têm cabeças mais amplas e pescoços mais longos, já as fêmeas têm cabeças e pescoços estreitos e mais curtos, embora sempre haja exceção para cada regra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário