domingo, 9 de dezembro de 2012


Cegonha-branca

A Cegonha-Branca (Ciconia ciconia) é uma ave de grande porte da família das Ciconiidae. A plumagem é maioritariamente branca, com preto nas asas. Os adultos têm longas patas vermelhas e bicos vermelhos longos e pontiagudos e medem uma média de 100-115cm da ponta do bico até ao fim da cauda e 155-215cm de envergadura de asas. 


As duas subespécies, que diferem ligeiramente em tamanho, acasalam na Europa (norte até à Finlândia), noroeste de África, sudoeste da Ásia (este para sul do Cazaquistão) e sul de África.


A Cegonha-Branca é uma ave migradora de longa distância, invernando em África desde a África subsariana até à África do Sul ou até mesmo no subcontinente indiano. Ao migrar entre a Europa e África a ave evita atravessar o Mar Mediterrâneo e faz o desvio pelo Levante a oriente ou por o   Estreito de Gibraltar a ocidente, porque as térmicas de ar do qual a ave depende não se formam sobre a água.


Sendo uma ave carnívora, a Cegonha-Branca digere uma grande variedade de animais incluindo insectos, peixes, anfíbios, repteis, pequenos mamíferos e pequenas aves. Apanha a maior parte da sua comida do chão em zonas de baixa vegetação ou dentro de águas de pouca profundidade.


É um reprodutor   monogâmico  mas não emparelha para toda a vida. Ambos os membros do par constroem um ninho grande feito de paus que pode ser usado por vários anos. Em cada ano a fêmea põe uma ninhada de geralmente quatro ovos que eclodem de forma assíncrona 33-34 dias após terem sido colocados. Os dois adultos fazem turnos a incubar os ovos e ambos também alimentam as crias. As crias deixam os ninhos 58-64 dias depois de nascerem e continuam a ser alimentadas pelos adultos por mais um período de 7-20 dias.


Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário