domingo, 9 de dezembro de 2012


Glutão

O glutão ou carcaju (Gulo gulo) é um mamífero da família dos   Mustelideos , ordem  Carnivora . Vive no Hemisfério Norte, nas zonas frias da Sibéria, Escandinávia, Alasca e Canadá


O glutão é um animal  omnívoro , com uma componente importante de carne na sua dieta. Exteriormente assemelha-se a um pequeno urso com cauda. Tem focinho e pescoço curtos e orelhas pequenas e arredondadas. A pelagem é castanha fulva e negra, muito densa, impermeável e resistente ao frio. O glutão pesa até 30 kg e mede em média 70 a 110 cm de comprimento, excluindo a cauda que chega aos 20 cm.

O glutão é um animal tímido em relação ao homem, mas extremamente corajoso e agressivo nas relações com outros animais selvagens. Os glutões atacam animais presos em armadilhas e são conhecidos casos em que roubaram presas a matilhas de lobos e até a ursos polares.


A época de reprodução decorre durante o verão, mas a implantação dos embriões no útero é atrasada até ao início do Inverno. A gestação só é bem sucedida se a fêmea tiver acesso a uma fonte abundante de alimento. As crias nascem na Primavera em ninhadas de 3 ou 4 e desenvolvem-se muito rapidamente. Ao fim de um ano, os juvenis adquirem o tamanho adulto e a maturidade sexual. Os glutões podem viver até aos 13 anos.

O glutão é o animal oficial do estado do Michigan. O personagem da Marvel, Wolverine, deve o seu cognome ao glutão, do inglês "wolverine".

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário