quarta-feira, 5 de dezembro de 2012


Sitatunga 

A sitatunga (Tragelaphus spekei) é um antílope bovino, herbívoro e de hábitos solitários. A sitatunga mede de 90 a 100 cm de altura e pesa cerca de 120 kg. Assim como todos os bovídeos, a sitatunga possui chifres que carrega por toda a vida. A sitatunga está adaptada à vida em regiões pantanosas, como o Delta do Okavango e os rios da República Democrática do Congo. São excelentes nadadoras e preferem as zonas com vegetação densa, especialmente papiros. Os principais predadores deste animal são os crocodilos.


Quando em perigo, o antílope entra na água, mantendo-se fora a água somente os olhos e nariz para respirar.

Durante o período de acasalamento, os machos lutam entre si para conquistar a fêmea, adoptar uma posição certa e sempre riscar o chão com seus cascos. A sua alimentação consiste de plantas aquáticas ou plantas terrestres, folhas de árvores, canas e grama.


A fêmea tem um período de gestação muito longa, de cerca de oito meses e ela dá à luz geralmente a um único filhote. Somente em casos excepcionais, acontece para a fêmea ter dois filhotes. Depois de um período de seis meses, o bebê é desmamado, e na idade de dois anos e meio já é maduro e pode gerar. Sitatunga faz parte da ordem Artiodactyla e da família dos bovídeos. O risco de extinção desta espécie é bastante baixa.


Fonte: Wikipedia - whatafy

Nenhum comentário:

Postar um comentário