domingo, 2 de dezembro de 2012

Socó-boi

O socó-boi é uma ave ciconiiforme da família Ardeidae. Conhecido também como socó-pintado, socó-boi-ferrugem, iocó-pinim (Pará) e taiaçu (em tupi, tai = riscado + açu = grande).


Características

Tem 93 centímetros de altura. A plumagem adulta - idêntica para ambos os sexos - é adquirida aos dois anos de idade, caracterizando-se pelo pescoço castanho e manto pardo-acinzentado, manchado de acanelado; possui um bico bastante longo. A plumagem do socó-boi jovem é amarela-clara com faixas transversais negras, garganta e ventre brancos e o bico é relativamente curto.

Socó-boi-jovem


Alimentação

Alimenta-se de quase tudo que encontra: crustáceos, répteis, anfíbios, peixes e insetos. Captura suas presas andando vagarosamente, em águas rasas ou pântanos no interior da floresta.

Reprodução

Durante a época de reprodução o adulto emite uma forte voz que lembra o esturro da onça pintada ou o mugir de um boi.

Nidifica no alto de árvores. Os ovos são levementes manchados. Os adultos costumam coletar o alimento da prole a grande distância do ninhal. A procriação procede geralmente no início ou no fim da estação seca, quando o alimento para as aves aquáticas é normalmente mais farto.

Hábitos

Vive em áreas úmidas, como brejos, pântanos e veredas e também regiões florestais. Costuma esconder-se na vegetação ribeirinha.


Anda como se esgueirasse, a passos largos e bem como se observasse um perigo ou uma oportunidade. Fica em pé dispondo as asas horizontalmente viradas para cima, atitude que provavelmente serve à termorregulação. Voa devagar, com o pescoço encolhido e as pernas esticadas. Quando está desconfiado, estica o pescoço, arrepiando as penas da nuca e balançando a cauda. Para dormir, não volta a cabeça para trás, e sim mantém o bico dirigido para a frente. Gosta de dias chuvosos e escuros, encontrando-se então à vontade tanto espécies noturnas como diurnas. É de hábitos solitários. Quando perturbado, permanece imóvel até voar, indo empoleirar-se no alto das árvores.


Distribuição Geográfica

Ocorre da América Central à Bolívia e Argentina e em todo o Brasil.

Fonte: Wikiaves

Nenhum comentário:

Postar um comentário