segunda-feira, 24 de dezembro de 2012


Vespa-alemã (Vespula germanica)


A vespa-alemã ou vespa-européia, é uma vespa encontrada em grande parte do Hemisfério Norte, nativa da Europa, norte da África e Ásia temperada. Foi introduzida e é bem estabelecida em muitos outros lugares, incluindo América do Norte, América do Sul (Argentina e Chile), Austrália e Nova Zelândia.




Vespas-alemãs fazem parte da família  Vespidae  e às vezes são erroneamente referidas como vespas-do-papel, porque constroem um ninho de papel cinza, embora, estritamente falando, vespas-do-papel fazem parte da subfamília  Polistinae  . Na América do Norte, elas são conhecidas também como yellowjackets .

A vespa-alemã mede cerca de 13 mm de comprimento, e tem cores típicas de vespas, preto e amarelo. É muito parecida com a vespa-comum (Vespula vulgaris), mas vista de frente, seu rosto tem três pequenos pontos pretos. Também têm pontos pretos em seu abdômen, enquanto as marcações análogas da vespa-comum são fundidas com os anéis negros acima deles, formando um padrão diferente.

O ninho dessas vespas é feito de fibras vegetais mastigadas, misturado com saliva. Eles geralmente são encontrados próximos ao chão ou até mesmo no chão, ao invés de mais altos em arbustos e árvores como outras espécies de vespas. Tem células abertas e um pecíolo fixando o ninho ao substrato. As vespas produzem uma química que repele as formigas, e secretam ao redor da base do pecíolo para evitar a predação de formigas.

Uma rainha solitária começa o ninho, construindo 20-30 células antes da primeira postura de ovos. Esta fase começa na primavera, dependendo das condições climáticas. Um ninho acabado pode ter 20-30 cm de diâmetro e conter cerca de 3.000 larvas.

As vespas adultas se alimentam de néctar de frutas é considerada uma praga em muitos lugares fora de sua área nativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário