segunda-feira, 24 de dezembro de 2012


Gauro

O gauro, bisão-indiano é uma espécie de gado selvagem asiático, que possivelmente entrou na formação do gado zebu juntamente com o auroque.


O Gauro (Bos, Gaurois anteriormente Bibos) é uma espécie primitiva de bovino que vive na Ásia do Sul e do Sudeste Asiático. As maiores populações são encontradas hoje na Índia. 

O Gauro pertence à subfamília Bovinae, que também inclui o bisonte, o gado doméstico, iaque e búfalo de água. O Gauro é a maior espécie de gado selvagem, maior do que o búfalo africano, água búfalo selvagem ou búfalo americano (bisões). É também chamado de seladang ou, no contexto do turismo de safari, o bisonte indiano. A forma doméstica do Gauro é chamado Gayal ou mithun.

Os machos têm um corpo muito musculoso, com uma crista dorsal distintivo e uma barbela grande, formando uma aparência muito poderoso. As fêmeas são sensivelmente menores, e os seus cumes dorsal e barbela são menos desenvolvidos. O casaco castanho escuro é curto e denso. Há uma papada sob o queixo que se estende entre as pernas da frente. Possuem uma corcunda no ombro, especialmente pronunciada nos machos adultos.

O Gauro tem um bezerro (ou ocasionalmente dois), após um período de gestação de cerca de 275 dias. Os bezerros são desmamados normalmente depois de sete a doze meses. A maturidade sexual ocorre no segundo ou terceiro ano. A vida útil de um Gauro em cativeiro é de até trinta anos.

O Gauro alimenta-se principalmente em gramíneas, ervas, arbustos e árvores, com a preferência de alta para as folhas. O Gauro gasta 63% do seu tempo na alimentação diária. 

Pico de atividade alimentar foi observada na parte da manhã entre as 6:30 - 8h30 e à noite entre 5:30-6:45. Durante as horas mais quentes do dia entre 1:30-3:30, eles descansam, à sombra de grandes árvores.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário