segunda-feira, 24 de dezembro de 2012


Suçuarana

Puma concolor, também conhecido pelos nomes populares suçuarana, puma, onça-parda, onça-vermelha, jaguaruna, leão-baio e leão-da-montanha, é um mamífero da família Felidae nativo das Américas. Este felino grande e solitário tem a maior área de distribuição entre todos os grandes mamíferos terrestres do hemisfério ocidental, sendo encontrado desde o Yukon, no Canadá aos Andes meridionais.


Um hábil predador de espera e emboscada, a suçuarana caça uma variedade de presas. As fontes primárias de alimento incluem ungulados como cervos (incluindo alces e uapitis) e carneiro-selvagem, bem como gado doméstico, cavalos, e ovelhas, em particular na parte norte da sua área de distribuição. 

Também pode caçar espécies tão pequenas como insetos e roedores. Prefere habitat com vegetação rasteira densa e áreas rochosas adequadas às emboscadas, mas também pode viver em áreas abertas.

A suçuarana é territorial e persiste em densidades demográficas baixas. Os tamanhos dos territórios individuais dependem do terreno, vegetação e abundância de presas. Embora seja um grande predador, nem sempre é a espécie dominante na sua área de distribuição, como quando compete pelas suas presas com animais como o lobo-cinzento, onça-pintada, urso-negro e urso-cinzento . 

É um animal recluso e, normalmente, evita pessoas. Os ataques a seres humanos permanecem raros, apesar de um aumento recente de frequência.

Suçuaranas são gatos fortes e ágeis. Eles são os quartos maiores gatos e os adultos têm cerca de 60 a 76 centímetros de altura nos ombros. O comprimento dos machos adultos é de cerca de 2,4 metros do nariz à cauda, com um intervalo global entre 1,5 e 2,75 m do nariz à cauda sugerido para a espécie em geral. Normalmente, os machos pesam entre 53 e 100 quilos, com peso médio de 62 kg. As fêmeas geralmente pesam entre 29 e 64 kg, com peso médio de 42 kg.

Ao contrário de outros grandes felinos como o leão e a onça-pintada, a suçuarana não urra. Sua vocalização está muito mais próxima dum miado, porque, como os pequenos felídeos, seu hióide não é elástico e carece de grandes pregas vocais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário