domingo, 9 de dezembro de 2012


Borboleta branca da couve

A borboleta branca da couve (Pieris brassicae) é um insecto da família  Pieridae.


Distribuição

A borboleta branca da couve é bastante comum em toda a Europa, especialmente no sul e aparecendo em menor número no norte, não ultrapassando os 62º de latitude norte. Pode ser encontrada também no Norte de África e Ásia, estendendo-se até aos Himalaias onde pode habitar a altitudes de 1800 metros e até mesmo 2000 metros. Prefere zonas cultivadas, com abundância de  brássicas , parques e jardins.
É um poderoso voador, sendo a população britânica reforçada na maioria dos anos por indivíduos que migram do continente europeu.


Morfologia

Tem uma envergadura de 4 a 6,5 cm. As asas são brancas, com extremidades negras na parte anterior das mesmas em ambos os sexos. As fêmeas apresentam duas marcas negras, redondas na parte anterior das asas. 

A parte inferior das asas é esverdeada de cor muito clara, o que facilita a camuflagem quando estas borboletas se encontram em repouso. As marcas negras são geralmente mais escuras nos indivíduos nascidos no Verão.


Ciclo de vida

A fêmea faz uma postura total de cerca de 600 ovos repartidos em vários grupos de 20 a 100 ovos de cor amarela em plantas da família da couve (brássicas). As larvas eclodem passados 4 a 17 dias dependendo da temperatura. Geralmente parecem apresentar uma preferência por variedades de  Brassica oleracea . 

As lagartas são verde amareladas com linhas amarelas e pontos negros ao longo do corpo. Protegem-se dos seus predadores obtendo um desagradável óleo de mustarda das plantas de que se alimentam o que as torna pouco apeteciveis. No entanto um grande número parece ser vítima de uma vespa parasita (Apanteles glomeratus). 

A crisálida é também verde amarelada com pontos negros. Passam o inverno em estado de crisálida.

São consideradas uma peste pelos os agricultores que se dedicam à cultura das várias espécies de brássicas. Que são consideradas larvas comilonas porque devorem todo o tipo de folhas.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário