quarta-feira, 14 de agosto de 2013


Bombina-oriental 
(Bombina orientalis)

Conhecido também como sapo-barriga-de-fogo, o bombina-oriental é uma espécie de sapo semi-aquático de pequenas dimensões (4 cm) presente na Coréia, nordeste da China e regiões adjacentes da Rússia. Normalmente são mantidos como animais de estimação em terrários.


Na natureza, alimenta-se pequenos artrópodes aquáticos (entre outras coisas) de onde obtêm Caroteno, o que ajuda na coloração das suas barrigas. Estas cores brilhantes servem para avisar predadores da sua toxicidade. 

A toxina é secretada através da pele, principalmente nas patas traseiras e na barriga, consistindo numa substância leitosa excretada quando se sente perturbado ou assustado. Não só emitem esta toxina, como também se deitam de costas para mostrar a cor da barriga, indicando a sua toxicidade.

Como outras espécies de bombina, o bombina-oriental é principalmente aquático, habitando regiões de floresta húmida e quente. Passam a maior parte do tempo na água, entre vegetação densa.

O acasalamento ocorre na Primavera com o aquecimento do tempo e aumento da precipitação. Os machos chamam as fêmeas com um coachar suave. Saltam para as costas de qualquer outro bombina que passe, levando por vezes a confusão macho-macho, mas raramente resultando em lutas. 

As fêmeas põem entre 40 a 100 ovos num grande aglomerado, normalmente à volta de plantas submersas, perto da borda da água. Os girinos eclodem dos ovos em 3-10 dias dependendo da temperatura da água. 

As larvas começam a desenvolver-se em 6-8 semanas, e estão completamente metamorfoseadas e começam a aventurar-se em terra após 12-14 semanas.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário