segunda-feira, 19 de agosto de 2013


Salamandra-de-fogo
 (Salamandra salamandra)

A salamandra-de-fogo, salamandra-comum ou salamandra-de-pintas-amarelas (Salamandra salamandra) é uma espécie de anfíbio caudado pertencente à família Salamandridae. É também conhecida regionalmente por saramela, saramantiga ou salamaganta.


A sua pele é característica de cor negra com manchas amarelas. Medem entre 14 e 20 cm de comprimento. As larvas são aquáticas mas o adulto é terrestre.

As salamandras podem ser encontradas desde Portugal até regiões nórdicas a este como Polónia e a sul nas zonas balcânicas passando pela maior parte da zona central da Europa. Também estão presentes no continente africano, nomeadamente na costa mediterrânica.

Na mitologia grega, a salamandra era um elemental do fogo, que se originava do fogo, era capaz de viver nas chamas, de resistir e ainda apagar fogos. Já os antigos egípcios representaram tal feito nos seus hieróglifos e Aristótles também relatou tais factos. 

Cláudio Galeno, no entanto, negava-o dizendo que as salamandras eram capazes de resistir um pouco ao fogo, acabando por sucumbir a ele. A observação da saída de salamandras de fogueiras, uma vez que muitas vezes escolhem abrigar-se ou hibernar no meio da lenha e escapam quando sentem a temperatura a aumentar, sem serem consumidas pelas chamas, aliadas à sua coloração com manchas amarelas ou vermelhas, contribuiu para este mito. 

Além disso, material feito de asbesto resistente ao fogo era vendido com o nome de "lã de salamandra", ajudando a cimentar o mito. O nome salamandra origina deste mito, uma vez que provém do grego para "réptil de fogo".

Fonte: Wikipedia

Foto: budi rebollo fernandez (Flickr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário