segunda-feira, 19 de agosto de 2013


Salamandra-tigre-do-leste
 (Ambystoma tigrinum)

A salamandra-tigre-do-leste mede cerca de 15-20 cm de comprimento, mas pode chegar aos 36 cm, particularmente os indivíduos neotênicos. Os adultos geralmente possuem manchas cinzas, verdes ou negras, e têm olhos grandes. 


Eles têm focinhos curtos, pescoços grossos, pernas fortes e caudas longas. Sua dieta consiste basicamente de pequenos insetos e vermes, embora não seja raro para um adulto se alimentar de pequenas rãs e filhotes de ratos.

Os adultos raramente são vistos em áreas abertas e muitas vezes vivem em tocas que geralmente estão a 2 m da superfície. Salamandras-tigre são quase totalmente terrestres como adultas e, normalmente, só retornam à água para se reproduzirem. Apesar de as salamandras-tigre serem terrestres, são boas nadadoras.

Como todos os membros da família Ambystomatidae, são extremamente leais ao seu local de nascimento, e viajam longas distâncias para alcançá-los. No entanto, uma única salamandra-tigre tem apenas uma chance de 50% de se reproduzir mais de uma vez em sua vida.

Os machos saem em busca de uma fêmea disposta a iniciar o acasalamento, e depois depositam um espermatóforo (uma espécie de cápsula com espermatozóides) no fundo do lago. A fêmea recolhe a cápsula e deposita os ovos agora fertilizados na vegetação.

As larvas são totalmente aquáticas, e são caracterizadas por grandes brânquias externas e uma eminente nadadeira caudal que se origina logo atrás da cabeça. Algumas larvas, especialmente em poças sazonais e no norte, podem se metamorfosear, assim que possível. 

Outras larvas, especialmente em climas mais quentes, não podem se metamorfosear até o tamanho total de adulto. Essas grandes larvas geralmente são conhecidas como "waterdogs", e são muito utilizadas em iscas de pesca e no comércio de animais de estimação. 

Algumas populações não podem se metamorfosear completamente e tornar-se sexualmente maduras, enquanto em sua forma larval. Estas são as neotênicas, e são particularmente comuns onde as condições terrestres são ruins.

A salamandra-tigre-do-leste pode ser encontrada na maior parte dos Estados Unidos, sul do Canadá ao norte do México na Sierra Madre Occidental.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário