quinta-feira, 5 de setembro de 2013


Araça 
(Psidium)

O araçazeiro é pouco cultivado em pomares domésticos, principalmente na região amazônica ocidental, onde também é encontrado em estado silvestre. Atualmente, esta árvore arbustiva vem sendo introduzida na agricultura moderna.

Imagem: Araça-Vermelho (Psidium-cattleianum)



Os frutos, cuja maturação ocorre principalmente de novembro a fevereiro, são arredondados e de coloração verde, amarela ou vermelha, de acordo com a espécie

A polpa suculenta, de sabor muito ácido, com toques de pêra, é branca-amarelada ou avermelhada, mucilaginosa, aromática, contendo muitas sementes. Algumas espécies de araçazeiros dão frutas muito saborosas e apreciadas para se comer quando amadurecem. 

Outros, de frutos adstringentes ou ácidos demais, são utilizados na produção de doces que, justamente por apresentarem sabor azedinho ou agridoce especial, são ótimos ao paladar.

Destacam-se como especialidades produzidas com a fruta, os doces de pasta e de corte (este último também chamado de marmelada de araçá), sendo de sabor semelhante aos doces de goiaba e às goiabadas.

Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Alimentos regionais brasileiros. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

LORENZI, Harri et al. Frutas brasileiras e exóticas cultivada: de consumo in natura. São Paulo, Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário