sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Sargentinho
 (Abudefduf saxatilis) 

A castanheta-das-rochas, píntano, sargento ou sargentinho (Abudefduf saxatilis) é um peixe da família dos Pomacentrídeos, nativos de todos os mares tropicais e subtropicais do mundo, onde habitam águas rasas com corais e rochas, sendo frequentes na costa brasileira. 


Tem um corpo levemente oval, achatado, com cinco barras pretas, na vertical, sobre fundo de cor que varia do amarelo-claro ao laranja e ao esverdeado ou mesmo azulado, sendo o dorso mais escuro.

Devem o seu nome "sargento" às barras que fazem lembrar a insígnia militar correspondente. Medem, geralmente, de 8 a 15 cm de comprimento, ainda que se reportem espécimes com cerca de 20 cm. 

Vivem de modo solitário ou em pequenos grupos de 5 a 30 indivíduos, alimentando-se de vegetais e pequenos invertebrados, como larvas de moluscos, crustáceos, zooplâncton e algas. 

Na época da reprodução, as fêmeas põem os óvulos (ou ovócitos) no fundo rochoso, formando uma mancha de cerca de 30 centímetros (cm) de diâmetro que será fecundada pelo esperma do macho.

Os ovos têm a particularidade de se fixarem às rochas por meio de filamentos semelhantes a cabelos. As fêmeas abandonam os ovos, mas os machos ficam junto da prole, protegendo-a, limpando o local, comendo detritos e fazendo circular a água com as barbatanas, de modo a permitir a correcta oxigenação dos embriões.

Têm-se tornado populares como peixes de aquário, ainda que se possam tornar agressivos, se não forem devidamente vigiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário