quinta-feira, 5 de setembro de 2013


Banana-Pacovã 
(Musa paradisiaca)

Fruto muito apreciado na região Norte, a banana-pacovã (também conhecida como pacova) apresenta um tamanho maior do que as bananas comuns, chegando facilmente a 50 cm de comprimento, e é utilizada na preparação de pratos típicos doces e salgados, como o famoso pirarucu de casaca.



Na época do descobrimento, havia por aqui uma variedade nativa de banana chamada de pacovã que, por ser brasileira, foi denominada posteriormente banana-da-terra. As outras variedades de banana, entre as quais a nanica ou banana d’água, chegaram ao Brasil com os africanos, possivelmente originárias do quente e úmido sudeste asiático.

A nativa banana-pacovã é consumida frita, assada, ou cozida. Algumas especialidades regionais são banana frita com açúcar e canela, frita como chips (em rodelas finas) ou fatias salgados ou como mingau feito com bananas verdes e vendidos nas ruas. Também é muito utilizada para fazer farofa e servir como acompanhamento de pratos de peixes.

Conhecida também por: pacova, banana-pacovão, banana-da-terra, banana-pacava, banana-pacobeira, banana-pacobuçu, banana-pacarira grande

Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Alimentos regionais brasileiros. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

LORENZI, Harri et al. Frutas brasileiras e exóticas cultivada: de consumo in natura. São Paulo, Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário