sexta-feira, 6 de setembro de 2013


Peixe-cachimbo-fantasma-ornamentado
 (Solenostomus paradoxus)

O peixe-cachimbo-fantasma-ornamentado, conhecido também como peixe-cachimbo-fantasma-arlequim, é um peixe da família Solenostomidae frequentemente encontrado ao longo das bordas de recifes propensos a fortes correntes, no Pacífico Ocidental e Oceano Índico.


O peixe-cachimbo-fantasma-ornamentado é um dos peixes mais difíceis de ser detectado no oceano. É um peixe relativamente pequeno, crescendo no máximo até cerca de 12 cm de comprimento. Isso combinado com o fato de que seu corpo parece mais como coral ou algas do que um peixe real de água salgada, o torna um mestre da camuflagem.

Essa espécie pode ser reconhecida por sua forma corporal distinta, com apêndices finos no corpo e nadadeiras. Ele tem membranas extremamente incisas nas nadadeiras dorsal, caudal e ventral. Sua cor varia do quase totalmente preto a semi-transparente com pontos e manchas vermelhas, amarelas e brancas.

Os peixes-cachimbos são diferentes dos cavalos-marinhos de diversas maneiras. A cabeça é mantida em um ângulo ao corpo, mas não a um ângulo tão grande como o do cavalo-marinho. O peixe-cachimbo também tem duas nadadeiras dorsais, enquanto que o cavalo-marinho tem apenas uma. Além disso, o peixe-cachimbo-fantasma-ornamentado não tem uma bolsa onde os filhotes são criados, em vez disso, a fêmea cuida dos ovos numa bolsa formada pelas suas modificadas nadadeiras ventrais. Essas nadadeiras são amplamente expandidas e unidas com o abdômen formando uma espécie de bolsa incubadora, onde são carregados cerca de 350 ovos.

O peixe-cachimbo-fantasma-ornamentado tem o focinho alongado e o corpo comprimido lateralmente que é típico de todos os peixes da família Syngnathidae. As fêmeas são maiores que os machos, com um comprimento médio de 130 mm. Esses peixes passam muito tempo flutuando de cabeça para baixo, com a boca apontando para baixo e praticamente imóveis.

Durante a época de reprodução escolhem como habitat um local fundo, escuro e lamacento ou um recife de coral. Aqui eles mudam não apenas sua cor, mas também seu formato para obter uma camuflagem ainda melhor.

Esses pequenos peixes se alimentam de minúsculos crustáceos, sugados pelo longo focinho. Geralmente são animais solitários, mas já foram observados em pares e em pequenos grupos. São encontrados em águas costeiras protegidas, em profundidades entre 3 m e 25 m, principalmente perto de corais e rochas. Normalmente vivem dentro de crinóides, lírios-do-mar, gorgônias e corais. Aqui eles vivem muito bem camuflados por seus complexos padrões de cor e formato de corpo.

Como são nadadores relativamente fracos, rapidamente abanando suas pequenas nadadeiras para propulsão, eles tendem permanecer dentro de territórios muito pequenos.

Fonte: Wicked Diving / Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário