sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Dugongo 
(Dugong dugon)


O dugongo (Dugong dugon) é o menor membro da ordem Sirenia, uma ordem de mamíferos marinhos que inclui igualmente o peixe-boi ou vaca marinha. O nome dugongo vem da palavra malaia duyung, que significa sereia.


A espécie habitou em tempos todas as regiões tropicais dos Oceanos Índico e Pacífico, mas hoje em dia a sua distribuição é mais limitada. As principais populações vivem na Grande Barreira de Coral ao largo da Austrália e no Estreito de Torres.

Os Dugongos, ao contrário dos triquequídeos (Peixe-boi), possuem dentes afiados e são capazes de caçar pequenos animais, como lagostas e outros crustáceos.

O Dugongo é um animal roliço que se movimenta lentamente, contudo consegue atingir uma velocidade de 10 a 12 nós quando fogem. Apesar de serem animais dóceis não se aproximam muito do homem. Este animal atinge um comprimento de 2 a 3 metros e podem pesar 250 a 400 kg.

São fáceis de identificar, pois não tem barbatana dorsal, ao contrário dos golfinhos e das baleias, nem patas de trás. Possuem pouco pêlo, olhos pequenos, um nariz burlesco e não têm ouvido externo, e o seu focinho é voltado para baixo. Conseguem estar debaixo de água cerca de 10 minutos quando enchem os pulmões de ar e nadam grandes distâncias. 

Os Dugongos vivem aproximadamente de 70 a 75 anos. Têm uma taxa de fecundidade muito baixa: as fêmeas têm uma cria em cada 5 anos,sendo período de gestação de 12 meses e de amamentação de 14 a 18 meses. Logo após o seu nascimento, as crias alimentam-se de ervas marinhas.

São considerados animais em vias de extinção, uma vez que têm uma taxa de fecundidade baixa, capturas acidentais durante as actividades de pesca e destruição do seu habitat.

Os pescadores admitem que pescam Dugongos como também consideram a sua carne extremamente cara. Eles vendem-na em restaurantes como carne de porco ou repartem pela população local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário