domingo, 8 de setembro de 2013


Manga 
(Mangifera indica)

A mangueira é uma árvore frondosa exótica, originária da Índia e de Burma, de onde foi trazida ao Brasil pelos portugueses no século XVI e hoje amplamente disseminada e uma das mais cultivadas nas regiões tropicais do país, havendo quase uma centena de cultivares ou formas de cultivos. 


De acordo com Pio Corrêa, a mangueira foi a árvore asiática que melhor se adaptou ao clima brasileiro, produzindo inúmeras variedades, tornando-se quase obrigatória na paisagem do Norte e do Nordeste do país, e sendo facilmente encontrada em cultivo na Amazônia e nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Os frutos amadurecem de novembro a fevereiro e apresentam tamanhos, formatos, sabores e cores variados. Por fora, as mangas podem ser verdes, amareladas, alaranjadas, róseas ou violáceas. Dentro da fruta, envolvido por uma polpa de cor amarelada e forte sabor doce-acidulado, suculenta, carnuda, doce e às vezes fibrosa, dependendo da qualidade da fruta, encontra-se o caroço, grande e achatado.

Basicamente, por suas excelentes qualidades de textura e sabor, a manga é fruta consumida in natura. Com sua polpa prepara-se, no entanto, um bom número de receitas diferentes que resultam em doces, compotas, geléias, purês, sorvetes, saladas e musses de deliciosos sabores.


Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Alimentos regionais brasileiros. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

LORENZI, Harri et al. Frutas brasileiras e exóticas cultivada: de consumo in natura. São Paulo, Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário