quinta-feira, 5 de setembro de 2013


Caiaué  
 (Elaeis oleifera)

O caiauezeiro é uma palmeira monoica, com porte baixo, podendo atingir até 7m de altura.


O caiaué ocorre desde a América Central até o norte da América do Sul e, no Brasil predomina nos Estados do Amazonas, Rondônia e Roraima, onde é encontrado naturalmente em pequenos grupos, predominando em áreas abertas ou no sub-bosque de florestas úmidas, próximos das margens de rios e lagos.

Seus frutos são drupas com formas ovoides, globosas ou cilíndricas, medindo em média 3,8cm de comprimento por 2,4cm de diâmetro e pesando em média 12,2g.

A polpa com rendimento de ±35% do total do fruto, é constituído por uma camada fibrosa-oleosa, e dela pode ser extraído boa quantidade de óleo, conferindo a ele uma coloração alaranjada e aroma semelhante ao azeite de dendê. 

O fruto do caiaué é considerado como alimento calórico, rico em proteínas, gorduras, carboidratos e carotenoides, no entanto, não é consumido na forma in natura, todavia, o óleo extraído, apresenta potencial para ser usado na preparação de diversas iguarias, na produção de cosméticos para cabelos e para uso medicinal contra dores reumáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário