quinta-feira, 5 de setembro de 2013


Ajuru
 (Chrysobalanus icaco)

O arujuzeiro é uma árvore frutífera raramente cultivada, porém relativamente frequente em seu habitat natural nas praias, dunas e restingas arenosas da costa marítima dos estados do Pará, Maranhão, Ceará e Bahia, bem como nas praias dos rios do Baixo Amazonas. Está presente em todas as Américas e ainda na África Ocidental, do Senegal a Angola. Na região Norte, o período de colheita do fruto e dá-se por volta de agosto a setembro.


























Os frutos são arredondados, de cor diversificada entre o branco-creme, o rosa e o púrpura e, algumas vezes quase preto, contendo uma única semente coberta por densa polpa branca carnosa, um tanto esponjosa, às vezes adocicada. São consumidos in natura, mas podem ser utilizados na produção de conservas e doces em calda.

O Ajuru (Chrysobalanus icaco), também é conhecido por: ajiru, abajiru, ariu, cajuru, guajuru, guajiru, uajuru.

Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Alimentos regionais brasileiros. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

LORENZI, Harri et al. Frutas brasileiras e exóticas cultivada: de consumo in natura. São Paulo, Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário