sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Dragão-marinho comum 
(Phyllopteryx taeniolatus)

Com pequenos apêndices em forma de folha ao longo do corpo, o dragão-marinho-comum é apenas encontrado nas águas da Austrália; não tem escamas, mas é revestido por diversas placas ósseas. 


Esta armadura é bastante eficaz na proteção contra os predadores. Este mestre da camuflagem desliza graciosamente em águas superficiais, junto a bancos de algas e a pradarias de erva marinha. O macho transporta e incuba os ovos na sua cauda durante cerca de 8 semanas, até à eclosão dos juvenis.

Estes animais de grande beleza são muito sensíveis e estão sujeitos à poluição e à captura excessiva. Por esta razão são protegidos por lei.

Os Dragões-marinhos são encontrado somente em águas sul-australianas. Estes peixes espetaculares pertencem à família Syngnathidae, a mesma do Cavalo-marinho.

As duas espécies de dragão-marinho, o dragão-marinho (Phycodurus eques) e o dragão-marinho comum (Phyllopteryx taeniolatus), possuem muitos apêndices em forma de folhas em suas cabeças e corpos. 

A semelhança dos dragões-marinhos com os cavalos-marinhos é superficial, porque as duas espécies de dragões-marinhos, são mais próximos relacionadas aos peixes-cachimbo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário