quinta-feira, 5 de setembro de 2013


Múcua

A Múcua é o fruto do Imbondeiro que é uma árvore africana de grande porte e uma das mais grossas do mundo. O imbondeiro é uma árvore selvagem verdadeiramente emblemática que vegeta a baixas altitudes, em climas quentes. O imbondeiro destaca-se pelo grande volume do seu tronco e pela nítida escassez das suas folhas. As múcuas pendem dos ramos altos da árvore suspensas pelos seus longos pecíolos. 


A Múcua é um fruto cuja parte comestível é seca, ou seja, não tem sumo. Desfaz-se na boca quase como se estivesse a comer suspiros de pastelaria e o sabor é adocicado, mas com uma ligeira acidez. Esta fruta é rica em vitaminas e minerais.

Se dissolvermos a Múcua em água a ferver obtemos um sumo de múcua que depois de arrefecido e tomado como uma bebida fresca tem um soberbo sabor inigualável.

Um imbondeiro carregado de frutos. Nitidamente se nota a escassez de folhas da árvore.

A árvore é também conhecida por Baobá e chega a alcançar alturas de 5 a 25 metros (excepcionalmente 30 m), e o diâmetro do seu tronco atinge frequentemente os 7 metros, (excepcionalmente 11 metros). Destaca-se pela grande capacidade de armazenamento de água dentro do seu tronco, que pode alcançar até 120.000 litros.

Fonte: sitiodopicapauangolano.wordpress.com / frutas-de-angola 

Nenhum comentário:

Postar um comentário